Cap tulo 21 Comt para compreender a ci ncia

968 palavras 4 páginas
Capítulo 21
Há uma ordem imutável na natureza e o conhecimento a reflete: Auguste Comte
Nasceu na França (Montpelier) em 1793, viver grande parte de sua vida em Paris, onde morreu em 1857. Foi tutor, professor particular e secretário de Saint Simon com quem rompeu por descordar de suas ideias. Comtê é conhecido como o “pai” da sociologia, foi o principal fundador do ideal positivista.
Para entender os seus ideais, precisamos voltar para a época em que foi produzido. Comtê vive na França num momento pôs-revolucionário, quando a burguesia havia ascendido ao poder. Na primeira metade do século XIX, a luta pela manutenção do poder, por parte da burguesia, e pela sua tomada, por parte de uma crescente classe de trabalhadores, desencadeia não apenas uma série de convulsões sociais e politicas mas também um conjunto de ideologias e sistemas que tem por objetivo dar sustentação aos vários setores em luta.
Comtê, indubitavelmente, toma o partido da parcela mais conservadora da burguesia, que, no seu caso, significa não apenas conservadorismo (manter o poder), com sua defesa de um regime ditatorial e não parlamentarista, mas, significa também, criar as condições para fortalecer este poder e impedir quaisquer ameaças, identificadas com todas as tentativas democratizantes ou revolucionárias. Neste sentido, sua proposta de uma filosofia e de reforma das ciências tem como objetivo sustentar esta ideologia, e suas ideias de reforma da sociedade e até uma nova religião são coerentes com esta visão. O método positivista do qual Auguste Comtê está arraigada basicamente ao primado da empiria. Isso significa dizer que sua teoria partia de um pressuposto livre de idealismos e racionalismos valorizando enquanto método cientifico o evento de experiência sensível. O pensamento positivista, do qual Comtê é o maior expoente, defende que o único conhecimento legitimo e verdadeiro é o conhecimento cientifico, e esse deveria então basear-se inevitavelmente no método positivista. A

Relacionados