Cap 8 Mankiw exericios

1022 palavras 5 páginas
8) O aumento do preço da cerveja, gera uma diminuição na quantidade demandada de pizza ( a curva demandada desloca-se para baixo). Além disso, irá provocar um excesso de ofertas, e os produtores vão ficar com produtos a mais, sem ter para quem vender, logo irão ter que colocar um preço mais baixo, para conseguirem vender. Com essa redução de preço, irá ter uma redução da quantidade ofertada e um aumento da quantidade demandada, para atingir um novo ponto de equilíbrio. Portanto, teremos uma quantidade de produtos comercializados menor a um menor preço.

preco D1 O1 D2

Quantidade

Problemas e aplicações
1)a) Quando uma frente fria tinge a Flórida, o preço do suco de laranja aumenta pois diminui a quantidade de insumos, causando uma redução na oferta. Isso provoca um excesso de demanda, pois não tem produto suficiente para todas as pessoas que desejam e por isso os vendedores [podem aumentar os preços, com isso tem um aumento da oferta e uma diminuição da demanda até encontrarem um novo ponto de equilíbrio.

preco o2 o1 d1 quantidade

b)As pessoas que passam as férias no Caribe podem preferir passar as férias na Nova Inglaterra devido ao clima quente, portanto quando a queda nos preços das diárias dos hotéis do Caribe faz com que a demanda dos hotéis na Nova Inglaterra diminua também, isso recebe o nome de bens substitutos. Então quando chega o verão, diminui a demanda por diárias no Caribe fazendo o preço diminuir também , pois gera um excesso de oferta. Um novo nível de equilíbrio vai ter um preço e uma quantidade menos de produtos.

preco O1 d1 d2 quantidade

c)O Cadillac e a gasolina são produtos complementares, portanto quando aumenta o preço da gasolina, ocorre uma menor demanda pelo Cadillca, causando uma diminuição no seu preço também. O novo nível de equilíbrio vai ter um preço menor e uma quantidade demandada menor também.

preco O2 o1 d1 quantidade

Relacionados