Cap 5 Psicologia Fichamento Mariana

1118 palavras 5 páginas
Nome: Mariana Pereira Gomes Borba
Livro: Desenvolvimento Humano – Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman
Assunto: Capítulo 5 – Estudando o desenvolvimento cognitivo: seis abordagens
Professora: Vera Lúcia Deps
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento I

Capítulo 5 – Estudando o desenvolvimento cognitivo Este capítulo fala sobre o desenvolvimento cognitivo de bebês e crianças e mostra pesquisas e estudos feitos por pesquisadores como Piaget, por exemplo, mostra também teorias relacionadas ao desenvolvimento da criança e como a família e o meio social pode contribuir no processo de desenvolvimento da fala da criança. Existem lares que são bilíngues e essas crianças podem se desenvolver tão bem quanto aquelas que aprendem um idioma só. Este capítulo também fala sobre os testes de Q.I. e testes de desenvolvimentos que são feitos para tentar as habilidades da criança. A leitura foi bastante proveitosa, aprendi muito não só como estudante mas também como professora de inglês. O processo de desenvolvimento cognitivo da criança é muito importante para o desemprenho na fase do letramento e na fase adulta.
Dentre as seis abordagens do desenvolvimento cognitivo alguns cientistas escolheram uma para estudar. As seis abordagens são as seguintes: behaviorista, psicométrica, piagetiana, processo de informação, neurociência cognitiva e por ultimo sociocontextual.
Abordagem behaviorista: bebês possuem capacidade de lembrar o que aprenderam. Os behavioristas estudaram dois processos de aprendizagem: o condicionamento clássico e o condicionamento operante. No condicionamento clássico os bebês antecipam um evento ante que aconteça, formam associações entre estímulos, a aprendizagem por condicionamento clássico desaparecerá se não for estimulada por repetição. No condicionamento operante o bebê age sobre o ambiente.
O tempo de retenção de memória dos bebês é mais curto e crianças só conseguem

Relacionados