Cap 5 Psicologia Fichamento Mariana

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 6 de abril de 2015






Nome: Mariana Pereira Gomes Borba
Livro: Desenvolvimento Humano – Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman
Assunto: Capítulo 5 – Estudando o desenvolvimento cognitivo: seis abordagens
Professora: Vera Lúcia Deps
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento I










Capítulo 5 – Estudando o desenvolvimento cognitivo

Estecapítulo fala sobre o desenvolvimento cognitivo de bebês e crianças e mostra pesquisas e estudos feitos por pesquisadores como Piaget, por exemplo, mostra também teorias relacionadas ao desenvolvimento da criança e como a família e o meio social pode contribuir no processo de desenvolvimento da fala da criança. Existem lares que são bilíngues e essas crianças podem se desenvolver tão bem quantoaquelas que aprendem um idioma só. Este capítulo também fala sobre os testes de Q.I. e testes de desenvolvimentos que são feitos para tentar as habilidades da criança. A leitura foi bastante proveitosa, aprendi muito não só como estudante mas também como professora de inglês. O processo de desenvolvimento cognitivo da criança é muito importante para o desemprenho na fase do letramento e na faseadulta.
Dentre as seis abordagens do desenvolvimento cognitivo alguns cientistas escolheram uma para estudar. As seis abordagens são as seguintes: behaviorista, psicométrica, piagetiana, processo de informação, neurociência cognitiva e por ultimo sociocontextual.
Abordagem behaviorista: bebês possuem capacidade de lembrar o que aprenderam. Os behavioristas estudaram dois processos de aprendizagem: ocondicionamento clássico e o condicionamento operante. No condicionamento clássico os bebês antecipam um evento ante que aconteça, formam associações entre estímulos, a aprendizagem por condicionamento clássico desaparecerá se não for estimulada por repetição. No condicionamento operante o bebê age sobre o ambiente.
O tempo de retenção de memória dos bebês é mais curto e crianças só conseguemlembrar-se de coisas quando ela pode falar sobre aquilo.
O comportamento inteligente é adaptado para as condições de vida.
Os testes de Q.I. são aplicados para medir as habilidades da criança referentes a certas perguntas.
É impossível medir a inteligência de um bebê, é possível testar o seu desenvolvimento. Os testes comprovam o desempenho em certas tarefas. As Escalas Bayley de desenvolvimentoinfantil avaliam crianças de 1 mês à 3 anos.
Estágio sensório-motor é o primeiro dos quatro estágios de Piaget em relação ao desenvolvimento cognitivo, nesse estágio os bebês aprendem por meio dos sentidos e por atividades motoras sobre si mesmo e o mundo.
Piaget diz que o estágio sensório-motor possui seis subestágios. Nos cinco primeiro estágios os bebês coordenam informações provenientes dossentidos e organizam-se de acordo com o ambiente. O sexto e último estágio consiste na evolução da aprendizagem. Os seis subestágios são: uso de reflexo, reações circulares primárias, reações circulares secundárias, coordenação de esquemas secundários, reações circulares terciárias e combinações mentais.
O crescimento cognitivo inicial surge por meio das reações circulares que consiste na reproduçãoatravés das descobertas por acaso.
A capacidade de representação acontece no sexto e último subestágio e consiste na capacidade de armazenar objetos e ações na memória.
A imitação é uma maneira de aprendizagem e explorada pelos bebês. Para Piaget existe a imitação visível que é quando se usa partes do corpo que o bebê pode ver e a imitação invisível que é feita com partes do corpo que o bebê não podever.
Imitação diferida é quando as crianças reproduzem comportamento observado após algum tempo. Piaget acredita que menores de 18 meses não possuem essa capacidade.
Imitação induzida é quando se induz a criança ou o bebê a imitar uma coisa especifica.
Processo de permanência do objeto é a noção que o bebê possui de que uma pessoa ou objeto existe mesmo que não esteja visível.
Na infância é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Cap 5
  • Fichamento citação Psicologias. Cap A Psicologia ou as Psicologias
  • Fichamento cap. 5 paulo bernardes
  • fichamento do livro do gombrich cap 5
  • resumo cap 5 historia da psicologia
  • Fichamento raizes do brasil
  • Fichamento do cap. 5- administracao de operacoes de servicos
  • Fichamento cap. 5 livro psicodiagnóstico, jurema cunha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!