Cap. 2 evolução do pensamento econômico

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
CAP 2
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO : BREVE RETROSPECTO
2.1 INTRODUÇÃO
A teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith, A riqueza das nações em 1776.
Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.
2.2 PRECURSORES DA TEORIA ECONÔMICA
2.2.1Antiguidade
Na Grécia Antiga, as primeiras referencias conhecidas à Economia aparecem no trabalho de Aristóteles (384-322a.c.) estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas, algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 a.c.) e de Xenofonte (440-335 a.c.). Roma não deixou nenhum escrito notável na área de Economia.
A lei da usura, amoralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo são os exemplos mais conhecidos.
2.2.2 Mercantilismo
A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo, que tinha preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha princípios de como fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas. Acumulo de metais adquire grandeimportância, relatos sobre moeda. O governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. A politica mercantilista acabou estimulando guerras, e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.
2.2.3 Fisiocracia
No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia. Sustentavam que a terra era a única fonte deriqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providencia Divina para a felicidade dos homens.
A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. Sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, a lei da natureza era suprema, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda danatureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Os organicistas ou fisiocratas associaram conceitos da medicina à Economia (aliás, Quesnay era médico): circulação, fluxos, órgãos, funções.
2.2.4 Os clássicos
Adam Smith (1723-1790), considerado o precursor da moderna teoria econômica, publicou sua obra A riqueza das nações, em 1776. O livro é um tratado muito abrangente sobrequestões econômicas, as leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações politicas. A atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, advoga a ideia de que os agentes em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. A defesa domercado como regulador das decisões econômicas de uma nação traria muitos benefícios para a coletividade, independentemente da ação do Estado. É o principio do liberalismo.
Baseavam-se na livre iniciativa, considerava-se causa da riqueza das nações é o trabalho humano e que um dos fatores para aumentar a produção é a divisão de trabalho, isto é trabalhadores deveriam especializar-se em algumastarefas. A produtividade decorre da divisão de trabalho, que decorre da tendência da troca, estimulada pela ampliação dos mercados. É necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas.
O papel do Estado na Economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques e à criação e à manutenção de obras einstituições necessárias, mas não à intervenção nas leis de mercado e, consequentemente, na pratica econômica.
David Ricardo (1772-1823), partindo das ideias de Smith, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analítico. A tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento historia do pensamento economico cap 1 e 2
  • Historia Do Pensamento Economico Cap
  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolucao do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolução do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!