cap 1 adm de marketing resumo philip kotler

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
CAPITULO 1
O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing.
O bom marketing não é acidental. Ele resulta de planejamento e execução cuidadosos. O marketing é ao mesmo tempo uma “arte” e uma “ciência” – há uma tensão constante entre seu lado formal e seu lado criativo.
AIMPORTÂNCIA DO MARKETING
O sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade de marketing. Finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver uma demanda para produtos e serviços suficiente para que a empresa obtenha lucro.
Os gerentes de marketing precisam tomar decisões importantes, como quais características incluir em um novo produto, a que preçooferecê-lo aos consumidores, onde vender seus produtos e quanto gastar em propaganda e vendas. O marketing habilidoso é uma busca sem fim.
O ESCOPO DO MARKETING
Para se preparar para trabalhar com marketing, você precisa entender o que é marketing, como ele funciona, a que se aplica e por quem é feito.
O QUE É MARKETING?
O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos queenvolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
A administração de marketing acontece quando pelo menos uma parte em uma relação de troca potencial procura maneiras de obter as respostas desejadas das outras partes. É a arte e a ciência da escolha demercados-alvos e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.
O papel do marketing é fornecer um padrão de vida mais alto. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.
TROCAS E TRANSAÇÕES
Uma pessoa pode obter um produto dequatro maneiras. Ela pode produzir o produto, pode utilizar da força para obter o produto, pode mendigar ou então pode oferecer um produto, serviço ou dinheiro em troca de alguma coisa que deseja.
A troca, que é o conceito central do marketing, envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca. Para que o potencial de troca possa existir, cinco condições são essenciais:
1.Que existam pelo menos duas partes
2. Que todas as partes possuam algo que possa ter valor para as outras partes.
3. Que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega.
4. Que todas as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca.
5. Que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.
Transação é uma troca de valores entre duas ou maispartes: A da X para B e recebe Y em troca. Mas as transações não exigem que o dinheiro seja um dos valores da troca. Uma transação de permuta envolve a troca de bens e serviços por outros bens e serviços.
Em uma transferência, A da X a B, mas não recebe nada em troca. Os profissionais de marketing tem ampliado o conceito de marketing para incluir, além do estudo do comportamento de transação, o estudodo comportamento de transferência.
O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público alvo.
A QUE SE APLICA O MARKETING?
Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de :
Bens
Serviços
Eventos
Experiências
Pessoas
Lugares
Propriedades
Organizações
Informações
Ideias
QUEM FAZ O MARKETING?
PROFISSONAIS DE MARKETING E CLIENTES POTENCIAIS.Um profissional de marketing PE alguém que busca uma resposta de outra parte, denominada cliente potencial. Os profissionais de marketing são treinados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. São possíveis oito estados de demanda:
Demanda negativa
Demanda inexitente
Demanda latente
Demanda em declínio
Demanda irregular
Demanda plena
Demanda excessiva
Demanda indesejada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Cap.1 Administração de Marketing Kotler
  • Resumo Cap 1 Kotler
  • Resumo Cap. 1
  • Resumo cap 1 Kotler
  • Resumo Marketing Kotler cap 1,3,4,5,11
  • Resumo cap. 1
  • Resumo capítulo 18 fundamentos de marketing philip kotler
  • Resumo cap 1 e 2 do kotler

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!