Capítulo 3 do livro de Rubem Alves - Filosofia Da Ciência

Páginas: 3 (718 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014
O senso comum e a ciência estão em busca de ordem. Não existiria vida se não existisse ordem. “A inspiração mais profunda da ciência não é um privilegio dos cientistas, porque a exigência da ordemse encontra presente mesmo nos níveis mais primitivos da vida.”
Há diferentes tipos de ordem. A ordem cientifica se distingue da ordem do senso comum. Segundo Rubem Alves, “a ordem pessoal éprofundamente marcada por preferências, emoções, valores”. Já a ordem científica procura restringir essas emoções, porque é a partir daí que surgem os desejos e estes, às vezes, nos impulsionam a pensar outer atitudes consideradas ruins, como preconceitos e ilusões.
Conforme o pensamento de Rubem, o que separa a ordem cientifica da ordem do senso comum é uma resposta simples: os esquemas do senso comumsão absurdos, enquanto isto não acontece com a ciência. Religião, milagres, astrologia, magia: Não são todos absurdos que as pessoas do senso comum frequentemente aceitam? E o que é um absurdo? Omundo de cada um é sempre lógico do seu ponto de vista.
A ciência nos faz acreditar que, por exemplo, a Terra gira em torno de si mesma e do sol, quando, na verdade, vemos a Terra parada, imaginando queo sol que gira em torno da Terra. Não parece absurdo acreditarmos sem nunca termos visto as provas? “é a ciência e não o senso comum que parece ser o mais absurdo” (Rubem Alves. Filosofia Da Ciência.P. 30). “É um paradoxo que a Terra se mova ao redor do sol e que a água seja constituída de dois gases altamente inflamáveis. A verdade cientifica é sempre um paradoxo, se julgada pela experiênciacotidiana, que apenas agarra a aparência efêmera das coisas” (K. Marx).
A partir dessa ideia, podemos observar que os cientistas se assemelham aos religiosos e místicos ao analisarem e tentarem explicarcoisas que não podem ser vistas. “o místico crê num Deus desconhecido. O pensador e o cientista creem numa ordem desconhecida. É difícil dizer qual deles sobrepuja o outro em sua devoção não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro filosofia da ciência
  • Resenha do primeiro capitulo do livro "a filosofia da ciencia", de rubem alves
  • Resenha- livro de rubem alves/filosofia da ciência
  • Resenha do livro: filosofia da ciência de rubem alves
  • Resenha rubem alves livro filosofia da ciência
  • Filosofia da ciência- rubens alves
  • Rubem alves
  • Rubem alves

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!