Capítulo 3 camada de iransp - problemas

Páginas: 14 (3349 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Capítulo 3 Camada de Iransp

Problemas
1. Suponha que o cliente A inicie uma sessão Telnet com o servidor S. Quase ao mesmo tempo, o cliente B também inicia uma sessão Telnet com o servidor 5. Forneça possíveis números de porta da fonte e do destino para:
a. Os segmentos enviados de A para S.
b. Os segmentos enviados de B para 5.
c. Os segmentos enviados de 5 para A.
d. Os segmentosenviados de S para B.
e. Se A e B são hospedeiros diferentes, é possível que o número de porta da fonte nos segmentos de A para S seja o mesmo que nos de B para 5?
f. E se forem o mesmo hospedeiro?

2. Considere a Figura 3,5. Quais são os valores da porta de fonte e da porta de destino nos segmentos que fluem do servidor de volta aos processos clientes? Quais são os endereços IP nos datagramas decamada de rede que carregam os segmentos de camada de transporte?

3. O UDP e o TCP usam complementos de 1 para suas somas de verificação. Suponha que você tenha as seguintes três palavras de 8 bits: 01010101, 01110000 e 01001100. Qual é o complemento de 1 para as somas dessas palavras? (Note que, embora o UDP e o TCP usem palavras de 16 bits no cálculo da soma de verificação, nesse problemasolicitamos que você considere parcelas de 8 bits). Mostre todo o trabalho. Por que o UDP toma o complemento de 1 da soma, isto é, por que não toma apenas a soma? Com o esquema de complemento de 1, como o destinatário detecta erros? É possível que um erro de 1 bit passe despercebido? E um erro de 2 bits?

4. Considere nosso motivo para corrigir o protocolo rtd2 .1. Demonstre que o destinatárioapresentado na figura da página seguinte, quando em operação com o remetente mostrado na Figura 3.11, pode levar remetente e destinatário a entrar em estado de travamento, em que cada um espera por um evento que nunca vai ocorrer.

5. No protocolo rdt3 . 0, os pacotes ACK que fluem do destinatário ao remetente não têm números de seqüência (embora tenham um campo de ACK que contém o número de seqüênciado pacote que estão reconhecendo). Por que nossos pacotes ACK não requerem números de seqüência?

6. Elabore a FSM para o lado destinatário do protocolo rdt3 . 0.

7. Elabore um diagrama de mensagens para a operação do protocolo rdt3 .0 quando pacotes de dados e de reconhecimento estão truncados. Seu diagrama deve ser semelhante ao usado na Figura 3.16.

8. Considere um canal que podeperder pacotes, mas cujo atraso máximo é conhecido. Modifique o protocolo r d t 2. 1 para incluir esgotamento de temporização do remetente e retransmitir. Informalmente, argumente por que seu protocolo pode se comunicar de modo correto por esse canal.
[pic]

9. O lado remetente do rdt3 . O simplesmente ignora (isto é, não realiza nenhuma ação) todos os pacotes recebidos que estão errados ou com ovalor errado no campo a c k num de um pacote de reconhecimento. Suponha que em tais circunstâncias o rdt3 . O devesse apenas retransmitir o pacote de dados corrente. Nesse caso, o protocolo ainda funcionaria? (Dica: considere o que aconteceria se houvesse apenas erros de bits; não há perdas de pacotes, mas ocorrem esgotamentos de temporização prematuros. Imagine quantas vezes o enésimo pacote seriaenviado, no limite em que n se aproximasse do infinito.)

10. Considere o protocolo bit alternante (também conhecido como pare e espere). Elabore um diagrama mostrando que, se a conexão de rede entre o remetente e o destinatário puder alterar a ordem de mensagens (isto é, se for possível reordenar duas mensagens que se propagam no meio entre o remetente e o destinatário), então o protocolo bitalternante não funcionará corretamente (lembre-se de identificar claramente o sentido no qual o protocolo não funcionará corretamente). Seu diagrama deve mostrar o remetente à esquerda e o destinatário à direita; o eixo do tempo deverá estar orientado de cima para baixo na página e mostrar a troca de mensagem de dados (D) e de reconhecimento (A). Não esqueça de indicar o número de seqüência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camada 3
  • RESENHA sobre o capitulo 3 do livro de direitos humanos e problemas raciais
  • Problema 3
  • capitulo 15 camada de aplicação
  • Problema 3
  • Problema 3
  • 3 Capitulo
  • CAPITULO 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!