Capítulo 2 Modelo psicanalítico Wagner Fiore 2.1 Freud e a Psicanálise – o trabalho inicial Resumo

Páginas: 14 (3474 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013








Avaliação de administração




Paula Natasha Geremias 1905
Acadêmica da primeira fase do
Curso de Administração da
Faculdade municipal da Palhoça – FMP da
Disciplina de Psicologia Organizacional
Ministrada pelo Professor e Doutor:
Jaime Bezerra Do Monte






PALHOÇA – SC
2013



Primeira etapa

Capítulo 2
Modelo psicanalítico
WagnerFiore
2.1 Freud e a Psicanálise – o trabalho inicial
Resumo
Um dos marcos que o século XX deixará para a posteridade é a psicanálise. Não se pode dissociar a figura de Sigmund Freud da origem e consolidação do sistema psicanalítico. Freud nasceu em Freiberg, Morávia, em 1859. Estudou neurologia e psiquiatria, seu principal colaborador é Joseph Breuer, medico vienense que já ao se encarregarde uma paciente histérica que entrará para os anais da psicanálise com o nome de Ana O. Ao ser provocado o sonambulismo hipnótico como tranqüilizante, a paciente passa a narrar, durante a hipnose, uma série de fatos passados, profundamente dolorosos. Tais fatos não faziam parte do conhecimento consciente da paciente. Quando desperta, com auxilio de Breuer, a paciente pode reconstruir essa etapa deseu passado. Esse método conhecido como Catártico, que segundo a própria paciente seria “a cura da fala”. Breuer introduz Freud em suas descobertas. Juntos publicam suas descobertas, e a colaboração durará até a ruptura ocorrida quando da elaboração da teoria da sexualidade infantil de Freud.
Consciente e inconsciente – o modelo topológico
Aceitar a idéia da existência de processosinconscientes, não era tão fácil nas etapas iniciais da psicanálise, como é hoje. Para Freud a descoberta do inconsciente vem por dois caminhos diferentes e paralelos. De um lado, a experiência clínica pioneira de Breuer. De outro, as experiências com sugestão pós-hipnótica de Bernheim. Com base em Bernheim; um paciente é hipnotizado e, durante o sonambulismo, dá-se-lhe a sugestão de que, ao acordar,deverá voltar ao seu lugar e após cinco minutos abrir um guarda-chuva. O paciente é despertado do sonambulismo e volta para o lugar. À medida que o tempo passa, ele vai se tornando cada vez mais inquieto até que por impulso toma a atitude sugerida ao estar sonâmbulo. O hipnotizador o aborda questionando o porquê de sua atitude. Imediatamente o paciente tenta explicar o ocorrido de maneira lógica, masnão consegue recordar o que teria levado a abrir o guarda-chuva.  A ordem faz parte de um processo que não percebe que é subjacente à sua consciência e que, no caso específico, é dominante sobre a consciência. Fica então claramente definida a existência de dois processos psíquicos paralelos, um consciente e outro inconsciente, sendo que o inconsciente determina as ações do sujeito, sem que esteo perceba.
Além da caracterização do consciente e inconsciente, dois outros processos psíquicos devem ser considerados, por permitirem posteriormente duas descobertas importantes da psicanálise. No primeiro processo, o paciente não se lembra da ordem que o levou a tal atitude, se o hipnotizador rejeita suas explicações iniciais, mas, ao fazer um grande esforço de introspecção, ele de repente selembra de tudo, de ter sido hipnotizado de ter recebido a ordem e de tela comprido. O segundo processo psíquico é apenas um exemplo. E se lhe tivessem ordenado algo que fosse ferir profundamente seus valores morais? Não, a hipnose jamais faria alguém cometer algo que profundamente proibido. Este dado pesará no posterior abandono da hipnose na técnica de Freud. O segundo caminho do estabelecimentodo conceito de inconsciente, e o que marca o início da elaboração da psicanálise, vem do atendimento clínico que Breuer propiciou a Ana O, Breuer dedicou-lhe atenção permanente e procurou utilizar-se da hipnose como processo de apaziguamento das tensões. A recordação consciente do trauma, com a correspondente descarga de emoções reprimidas, faz com que os sintomas desapareçam. Os Estudos sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha modelo psicanalitico,freud
  • Resumo- modelo psicanalítico
  • Resumo do texto "freud e a psicanalise"
  • Resumo Psicanalise FREUD
  • Resumo Freud e a Descoberta da Psicanálise
  • Resumo do filme O Método Psicanalítico de Freud
  • Resumo do Capítulo 22
  • Resumo Capítulo 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!