Capítulo 2 do livro A Interpretação das Culturas de Clifford Geertz

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1ª Atividade de Discussão de Texto
Capítulo 2 do livro A Interpretação das Culturas de Clifford Geertz

O segundo capítulo do livro de Geertz é iniciado com uma breve dissertação sobre o métodocientífico e a complexidade e organização das coisas, mantendo enfoque no discurso sobre as culturas. Ele diz que é possível “simplificar” o entendimento e estudo das coisas complexas usando daorganização de ideias. Não necessariamente simplificar, porém tornar mais compreensível.
Geertz inicia então sua análise dos conceitos de cultura e de homem com uma sequência de ideias. Contudo, ele começaapresentando os conceitos iluministas e da antropologia clássica, dos quais ele parece discordar sem esforço, mudando talvez de opinião quanto à apresentação dos conceitos da antropologia clássica.
Soba visão iluminista, os homens eram simples e todos iguais, pelo menos no seu interior, não tendo a cultura grande influência sob a natureza humana. Ela agiria mais como um fator ofuscante do queseria o homem, um fator que afasta o homem de uma cultura do homem de outra cultura.
Já a antropologia clássica defende a mudança do homem pelo meio em que vive, influenciado intensa e constantementepela cultura. Aparentemente, Geertz passa a concordar com essa visão do homem inserido em sociedade. Pode até ter um início em comum, mas para por ai. O meio molda o homem e o torna mais adaptado edirecionado para o mundo que vive.
Entra ai o conceito da concepção estratigráfica, onde o homem seria definido mediante quatro aspectos suficientes pro si só: biológico, cultural, social e psicológicoEle diz que procurou-se dividir o homem entre tais quesitos para se achar uma universalidade cultural.
Se fosse possível encontrar uma universal cultural, talvez fosse possível então encontrar um homembase, genérico, que possa ser melhor estudado e compreendido pelos estudiosos do assunto. Algo como uma unidade básica da humanidade, sem qualquer ligação com uma ou outra cultura em particular....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Interpretação das Culturas Clifford Geertz
  • QUESTÕES ACERCA DO TEXTO “A INTERPRETAÇÃO DAS CULTURAS, DE CLIFFORD GEERTZ”
  • cap. 2 interpretaçoes das culturas. Geertz, Clifford.
  • Resumo: A interpretação das culturas, Clifford Geertz, pags. 185-213.
  • Resumo
  • interpretação das culturas geertz
  • Resenha de Interpretação das culturas de Geertz
  • A Interpretação das Culturas, Geertz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!