Capítulo 01-maria lucia martinelli

Páginas: 11 (2583 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
MARIA LUCIA MARTINELLI
SERVIÇO SOCIAL
identidade e alienação
Capítulo I – fichamento

SERVIÇO SOCIAL: a ilusão de servir.
Capitalismo Industrial e Polarização Social
Segundo Dobb há pelo menos três grandes vertentes que devem ser examinadas para se obter uma compreensão do capitalismo como categoria histórica. A primeira proposta é de Werner Sombart, que diz que o capitalismo como foram forma deeconômica é a criação do “ espírito capitalista”. Desse modo a origem do capitalismo deve ser atribuída ao desenvolvimento do espírito. Tal tese não reunia evidências históricas que a comprovassem.
A segunda vertente descende a Escola Histórica alemã, e acentua o caráter de sistema comercial do capitalismo situando-o como uma forma de organização da produção que se move entre o mercado e o lucro.Assim a ênfase recai mais sobre o uso da moeda, visualizando o capitalismo em sua dimensão de categoria econômica. Essa vertente se detém ao caráter comercial do sistema capitalista. Assim é pequena sua contribuição oferecida por essa linhagem para a compreensão do capitalismo.
A terceira vertente fundada pelo pensamento de Karl Marx, amplia a questão, já que a essência do capitalismo deixa deser buscada em fins lucrativos. O capital é uma relação social e o capitalismo um determinado modo de produção, marcado pela dominação do processo de produção.
O modo de produção capitalista definia uma forma especifica de relações sociais entre os homens e as forças produtivas. E como consequência surgia uma nova estrutura social, pois a propriedade dos meios de produção estava nas mãos da minoria,o que fez surgir outra classe, os que nada tem além da força de trabalho.
O capitalismo como modo de produção passa a se assentar em relações sociais de produção capitalista, maçadas pela compra e venda da força de trabalho, que é tornado como mercadoria. Portanto não é o caráter comercial do capitalismo, mas sim o modo de produção capitalista.
A história do capitalismo é a história das classessociais. Assim para compreender o capitalismo é necessário voltar no tempo.
Algumas pesquisas mostram algumas evidências que em algumas sociedades antigas haviam transações monetárias que visavam o lucro. Dessa forma fica difícil dizer com precisão o momento do surgimento do capitalismo. Temos que considerar como início do período do capitalista aquele em que se expressam de forma estável ascaracterísticas que marcam esse sistema. E uma delas que define o capitalismo é posse privada dos meios de produção.
Nas sociedades medievais as relações de trocas eram simples. Com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, as relações de produção no campo são invadidas por trocas que se tornam complexas, pois passam a ter o objetivo de acumular riqueza.
A separação entre o produtor e os meios deprodução faz com que aja a divisão social do trabalho. O dono da terra se transforma em comerciante ou mercador, passando em seguida a atacadista.
Os burgueses se tornam uma classe cada vez mais próspera, passam a controlar o mercado urbano através de seus monopólios.
Os séculos XIX e XV são marcados pelo aumento de poder dessas oligarquias burguesas. O trabalho assalariado se torna frequente. Esseprocesso fez com criassem uma força de trabalho assalariada e sem o meios de produção. E o trabalhador teve que se submeter ao trabalho assalariado para prover sua subsistência familiar.
O emprego de salário assalariado significava para a burguesia uma forma de obter lucro. Nessa fase há uma crescente necessidade de mão-de-obra. Na cidade começavam a surgir as fábricas, que necessitavam detrabalhadores.
Expulsos das terras os camponeses acabavam subordinados as exigências dos donos do capital, já que eram protegidos pela Lei Tudor. Essa legislação oprimia os trabalhadores. Assim a burguesia mantinha o controle da força de trabalho de que necessitava para expandir seu capital.
Na segunda metade do século XVI é que se consumou chamado por Marx “ caminho realmente revolucionário”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro de Maria Lucia Martinelli
  • Resumo Maria Lúcia Martinelli
  • Maria Lúcia Martinelli
  • Maria lúcia martinelli e o serviço social
  • Resenha do livro MAria Lucia Martinelli
  • Identidade e alienação-maria lucia martinelli
  • Estudo dirigido
  • Resumo do livro identidade e alienaçao de maria lucia martinelli completo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!