caoool

Páginas: 11 (2588 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL - ETEC JULIO DE MESQUITA
CURSO TÉCNICO EM COZINHA








TRUCK FOOD HAMBURGUERIA












TRUCK FOOD HAMBURGUERIA








Projeto apresentado como exigência da disciplina de Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Técnico em Cozinha da ETEC Júlio de Mesquita.Orientadora: Professora Sidnéia Sassi





SANTO ANDRÉ, ABRIL 2014

AGUINEIDE PEREIRA DA SILVA SALES
CAROLINA SIMÕES SILVA LIMA
LUCAS SALLES CARDOSO
RAUL CESAR VALENÇA
THAIS APARECIDA BONINO JUSTINO




TRUCK FOOD HAMBURGUERIA

Santo André,




Professora Orientadora





Professora Examinadora




RESUMO

O aumento do consumo alimentar fora do lar vemcrescendo à cada minuto, principalmente o famoso fast food trazendo variedades em cada hambúrguer, tornando se necessário o desenvolvimento de um novo padrão gourmet. De fato, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento da criação de um cardápio com hambúrgueres e molhos com padrão gourmet.
Procurando fundamentos bibliográficos sobre o assunto foi realizado um levantamento das receitas quemais se adaptam a tal proposta, juntamente testadas na Escola Técnica Estadual - ETEC Júlio de Mesquita fornecida por ela os equipamentos e utensílios necessários para o teste. Após os testes dos hambúrgueres e molhos chegou se ao consenso final de maior aceitabilidade pelos comensais, através da escala hedônica que foi disposta aos vinte e oito participantes do teste. De tal forma que cadahambúrguer com seu molho teve uma porcentagem distinta entre os seguintes aspectos: sabor, textura e aparência.

Palavras chave: hambúrguer, fast food, molho, truck food.















SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A GASTRONOMIA
2.2 TRUCK FOOD
2.3 HAMBÚRGUER
2.4 MOLHOS
2.5 EQUIPAMENTOS
2.6 HIGIENE
2.7 RECEITUÁRIO PADRÃO
3 RESULTADOS/DISCUSSÕES
4CONSIDERAÇÕES FINAIS
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
6 APÊNDICE





















1 INTRODUÇÃO

A importância de conhecer os alimentos é reforçada pelos hábitos alimentares criados à partir do momento que a independência de se alimentar se torna uma responsabilidade.
Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF – 2008-2009) 24,05% da renda das famílias da área urbana, são gastascom alimentação fora do domicílio.
Esta comida oferecida nas ruas ganhou um Projeto de Lei 311/2013, que dispõe sobre as regras para comercialização de alimentos em vias e áreas públicas – comida de rua – (SÃO PAULO, 2013)
O consumo da alimentação fora do lar não é um fenômeno novo, e tem aumentado a cada ano. A maior participação da mulher no mercado de trabalho, a falta de tempo para asrefeições e o excesso de atividades são apontados como principais motivos para esse crescimento.
Acompanhando esse quadro, aumentaram o número de estabelecimentos voltados para a venda de alimentos prontos como, por exemplo: restaurantes, lanchonetes entre outros.
A alimentação do tipo “fast food” foi quem mais cresceu, não só em número, mas também em variedades.
A comida de rua tenta oferecer umaopção de “fast food”, mas muitas vezes não possui estrutura apropriada para tanto, uma vez que os alimentos são vendidos em “carrinhos” como é o caso do cachorro quente ou em barracas que possuem horários determinados para serem montadas e desmontadas.
Um truck food, é um veículo móvel que produz alimentos e os vendem, sendo um jeito moderno, inovador de comer nas ruas. Este é o novo conceito queinvade as ruas de São Paulo. (Leste, 2013).
Criar um cardápio com hambúrguer e molhos com padrão gourmet e adaptá-lo a um truck food foi o objetivo da presente pesquisa.
Para tanto, realizamos um levantamento de receitas que mais se adaptam a tal proposta.
Após, foram produzidos as preparações e expostas à degustação entre alunos de uma escola técnica no município de Santo André.
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!