caoisas da lingua

1752 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

Sabemos que a literatura, seja ela brasileira ou estrangeira, não está tão presente nas salas de aula quanto deveria. Daí a necessidade de refletir sobre esta realidade, visto que a literatura se apresenta como veículo criador e socializador da linguagem e dos valores.
A presença da literatura na escola propicia a exploração de inúmeras possibilidades de educação no desenvolvimento social, emocional e cognitivo do aluno. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja por meio da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.
Com ela, podemos trabalhar a construção e o reconhecimento da identidade por meio de projeção e identificação, aspectos e processos psicológicos presentes na experiência de contato da criança com a obra literária, considerando o imaginário enquanto campo vivencial, dotado de significados e conceitos, tal qual a experiência concreta.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA

O ato de ler desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Desta forma, é importante que a literatura seja vista como algo bom, natural, fácil e prazeroso, que não exige esforços nem dificuldades.
Sendo assim, faz- se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático da sua escolarização e que a literatura passe a ser difundida com mais intensidade nas escolas.
O que se observa atualmente é que a literatura não está sendo explorada como deve e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores. É necessário buscar conhecer e desenvolver no aluno as competências da leitura e da escrita através de atividades de leitura que eles gostem e façam por

Relacionados