Cantoch o ou canto gregoriano

893 palavras 4 páginas
UAB - UFSCar
Educação Musical,
Aluno: Elizabeth Rodrigues de Oliveira RA: 479241
Disciplina: História da Música 1
Professora: Júlia Tygel
Tutora: Tutor Renato
AT 1.2 – trabalho “O canto litúrgico monódico na Idade Média”
Cantochão, ou canto gregoriano

A música medieval foi formada a partir das influências da música grega e da liturgia judaica. Em virtude da cristianização do Ocidente e ascensão ao poder da Igreja Católica, a música passou a ser “um meio de predispor as almas a receber os ensinamentos cristãos.
Durante a Alta Idade Média vigorou o cantochão, ou canto gregoriano – especialmente em virtude da imposição de Carlos Magno – que tinha como características: ser estritamente vocal, monofônico, executado...
Apesar de sabermos que os primeiros cristãos absolveram muitos aspectos das culturas do oriente próximo e do mundo heleníco-romano, é necessário entender porque não houve uma continuação entre a música da antiguidade ocidental e a música do ocidente cristão. Quando o Cristianismo se tornou a religião oficial do moribundo Império Romano, as autoridades trataram imediatamente em separar a nova cultura oficial daquela ligada ao passado pagão.

Muitos dos aspectos da vida social e privada foram radicalmente alterados, as antigas iconografias dos deuses pagãos foram substituídas por imagens de Cristo; os templos foram convertidos em igrejas; praticamente toda a música e instrumentos utilizados em rituais religiosos pagãos ou desapareceram, foram adaptados ou caíram em desuso.
Mais tarde com a canonização de outras regiões da Europa, como o norte e as ilhas britânicas e a Irlanda, a música primitiva destes povos também desapareceu por completo, por motivos variados, deste o simples desuso e a falta de um sistema de notação para registrar, até a proibição destas musicas imposta por parte das autoridades eclesiásticas.
É necessário se ter em mente que este tipo de proibição não foi uma novidade, deste a antiguidade os povos dominadores tinham como habito

Relacionados

  • História da Música - Período Medieval
    5703 palavras | 23 páginas