cantinhos pedag gicos na escola

345 palavras 2 páginas
O QUE SÃO CANTINHOS
Bom dia, nós vamos falar um pouco sobre cantinhos pedagógicos na escola que são uma maneira diferente de organizar a sala de aula, sugerido por um educador francês chamado freinet que sugere que a sala seja dividida em pequenos ambientes com diferentes temas, de acordo com a cultura local, com os objetivos do professor para determinada aula, etc.
Estes cantinhos devem ser ambientes confortáveis e acolhedores. Cheios de Ludicidade.
PRA QUE SERVE
A criança poder escolher onde brincar favorece a autonomia, formação da identidade, imaginação, criatividade, fora toda infinidade de habilidades que o professor pode desenvolver e estimular nesses espaços, que depende somente da sua competência.
A organização também é um aspecto importante, pois a sala deve ganhar uma estética atrativa e um ambiente confortável e acolhedor.
COMO UTILIZAR?
Os cantinhos trazem a proposta de aprender brincando. A brincadeira é a linguagem mais acessível à compreensão da criança. Nela a criança cria situações imaginárias onde o professor irá observar sua visão de mundo, a maneira como elas pensam e o que elas sabem. Tendo já todas essas informações sobre a criança, o professor poderá mediar e direcionar o conhecimento.
O professor através dos cantinhos deverá trabalhar os campos social, motor e cognitivo de acordo com a capacidade das faixas etária.
- social: No campo social é importante a interação, o compartilhamento, regras. Mas também saber quando a criança quer brincar sozinha, respeitando sua individualidade.
- No campo cognitivo, lançar atividades de raciocínio
- motor com atividades de movimento que podem envolver equilíbrio, sequencias, etc.
Na sala, o aluno também deve ter contato com o ambiente externo: barulho da chuva, sol, vento, cheiro das flores, etc. Assim, ao final do dia a criança terá aguçado todos os sentidos.
A mesma habilidade pode ser desenvolvida em cantinhos diferentes, pois eles podem ser multidisciplinares, por exemplo: a coordenação motora

Relacionados

  • projeto
    10843 palavras | 44 páginas
  • ludico
    8853 palavras | 36 páginas
  • ludico
    8853 palavras | 36 páginas
  • ludico
    8853 palavras | 36 páginas