CANTEIRO de Obras

Páginas: 20 (4954 palavras) Publicado: 29 de abril de 2015
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO














CANTEIRO DE OBRA: Definições, Instalações, NR 18 e NR 35















MANAU/AM
2015
ELTON BARBOSA DE ANDRADE
FRANCIELE OLIVEIRA DA SILVA
FABIANA NOVELO
GABRIELA SILVA DE ALMEIDA
IZAIAS GONÇALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
JORDANA MIRANDA LOPES
MÁRIO GELSON DOS SANTOS DIAS
SILVANIA SOUZA DE ARAÚJO
SÉRGIO FLORES
VIVIANA COUTOCANTEIRO DE OBRA: Definições, Instalações, NR 18 e NR 35













MANAUS/AM
2015
INTRODUÇÃO

Manter um canteiro organizado é uma tarefa que exige dedicação de quem toca o dia-a-dia da construção. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor elação entre trabalhador e empresa. Um espaço desorganizado pode gerar atrasos no serviço, aumentar osriscos de acidentes e até causar problemas de quem está do lado de fora dos tapumes. Para que a obra não saia da linha, é preciso conhecer bem as atividades que passam no canteiro e se antecipar aos eventuais problemas.
O canteiro de obras é preparado de acordo com o tipo de edificação dependendo de vários fatores como o espaço que a obra ocupa, tempo de duração, quantidade de funcionários, dentreoutros, podendo ser realizado de um só vez ou tem etapas independentes, de acordo com o andamento da obra. Os benefícios da organização do canteiro de obra em um empreendimento deve ser dado ao projeto do canteiro e seu respectivo layout. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor relação entre trabalhador e empresa, mostrando que a mesma se preocupacom o funcionário.
Por esta razão este trabalho tem como objetivo fazer um detalhamento da metodologia aplicada na execução de um canteiro, assim como as normas regulamentadoras vigentes, procurando identificar quais são os principais elementos de canteiro, quais suas relações com as normas de segurança do trabalho e como a organização do canteiro influencia na produtividade e na diminuição doriscos de acidentes.








1 Canteiro de Obra
1.1 Conceitos básicos

Canteiro de obra é a denominação genérica dada ao local onde serão desenvolvidas as diversas atividades necessárias realização de uma obra.
Segundo a NR-18(Norma Regulamentadora nº 18) define canteiro de obras como “área de trabalho fixa e temporária onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra”. Contudo aNB-1367(ABNT, 1991), define canteiro de obras como: “áreas destinadas á execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”.

1.1.1 Definição de planejamento de canteiro
O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido com o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistemade movimentação e armazenamento de materiais. O planejamento do layout envolve o arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem.
De outa parte, o planejamento logístico estabelece as condições de infraestrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condições de armazenamento e transporte de cada material, a tipologiadas instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou instalações de segurança de uma serra circular. De acordo com a definição adotada, considera-se que o planejamento de assuntos de segurança no trabalho não relacionados as proteções físicas , tais como o treinamento da mão-de-obra ou as análises de riscos, não fazem parte da atividade de planejamento de canteiro. Tal definição deve-sea complexidade e as particularidades do planejamento da segurança.
São fatores condicionantes do planejamento e organização do canteiro:
O tipo, natureza e complexidade da obra;
Topografia e condições ambientais;
As características dos materiais empregados;
Os tipos de equipamentos empregados;
Os prazos de execução de cada etapa e da obra total;
A quantidade e especialidade da mão-de-obra a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canteiro de obras
  • canteiro de obras
  • Canteiro de Obras
  • Canteiro de obras
  • Canteiro de obras
  • Canteiro de Obras
  • Canteiro de Obras
  • Canteiro de obras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!