cansão do exilio

299 palavras 2 páginas
Canção do exílio: Poema de Gonçalves Dias produzido durante a primeira fase do romantismo,onde havia o espírito nacionalista.Nesse poema Gonçalves Dias ressaltava os valores naturais do Brasil.
Ao ler esse poema,podemos perceber que ele ignora todas as coisas negativas do Brasil,e passa o poema todo falando apenas sobre seus valores naturais,e acaba exagerando em tudo que diz. E assim percebemos o tamanho do amor que ele tinha por nossa pátria.
As principais características do Romantismo nacionalista ou indianista são:
Exaltação a natureza e liberdade
Religiosidade
Figura do índio (muitas vezes visto como herói)
Amor a pátria

Ideias intimas: Poema de Alvarez de Azevedo produzido na segunda fase do romantismo,Ultra-romântica.Neste poema o autor começa falando de como sua vida é chata e monótona,ele vive depressivo,passa os dias fumando e bebendo.Ele sonhava inúmeras vezes com uma donzela que nunca aparecia,tinha sonhos que jamais se realizavam.Ele costumava amenizar suas dores lendo poemas e fumando. Ao ler este poema podemos perceber o sentimento de depressão e tristeza de uma pessoa que não sabe o que amar e nem ser amada.

As principais caracteríscas do Ultra-Romantismo é:

Pessimismo sentimento de inadequação à realidade
Desgosto de viver
Apego a bebida e ao vicio

Vozes da áfrica: Poema produzido por Castro Alves na terceira fase do Romantismo,a condoreira.O poeta escreve na primeira pessoa,como se ele mesmo fosse o continente Africano pedindo ajuda a Deus.O poema transmite um sentimento de tristeza e sofrimento,pois retrata a dor dos africanos.

As principais características da Geração condoreira são:

Poesia de fundo Social
A mulher passa a ser apresentada de forma concreta
Abuso de metáforas,hipérboles e antíteses

Relacionados

  • Bosquejo de língua portuguesa
    11372 palavras | 46 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas