Canoagem Julia E Luise

1807 palavras 8 páginas
Colégio Harmonia

Julia Cunha e Luise

Canoagem e Rafting

SBC
2015
Julia Cunha e Luise

Canoagem e Rafting

Matéria: Ed. Fisica
Professoras: Milena, Laura e Mayara
Serie: 7 ano B

SBC
2015

Resumo

Canoagem

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque). Desde a Pré-História, os homens utilizam essas pequenas embarcações para o transporte e locomoção. Há relatos da antiguidade que demonstram que os homens usavam estas embarcações também para competições. No ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades dos Jogos Olímpicos (nas modalidades slalom e velocidade). Sendo praticado nos rios ou no mar.

Equipamentos necessário:
As canoas funcionam à semelhança dos carros, existem vários modelos para várias pessoas.
Os caiaques podem ser de velocidade, de fundo, de slalom, de surf, de pólo, de maratona e de mar. Variam de acordo com a utilização ou modalidade para a qual se destinam.
Relativamente à forma, os caiaques podem ser abertos ou fechados, duplos, triplos ou quádruplos.
Os materiais comummente utilizados na construção de um caiaque e que garantem uma melhor performance são: a fibra de vidro e de carbono e o polietileno.
Para uma finalidade amadora, turística e/ou recreativa, os caiaques devem ter mais de 4 metros de comprimento por 60 cm de largura. A proa (frente do barco) deve ser alta e cortante e a linha de quilha levemente arqueada.
No caso de ter preparado um passeio curto, é suficiente ter um sistema de amarras sobre o convés para transportar alguma bagagem. Por outro lado, no caso de ser uma excursão longa, adicione compartimentos de carga e utilize um leme.
Já ouviu que nunca se deve ficar de pé numa canoa? Essa é uma das coisas mais importantes que precisa de saber. Ao estar numa canoa, lembre-se de manter o seu peso no eixo central, assim terá o máximo de estabilidade e segurança.
No caso de a

Relacionados

  • Tonto
    44506 palavras | 179 páginas