Canhão de Mola APS UNIP 2013

563 palavras 3 páginas
Canhão de Mola APS UNIP 2013

TRABALHO DO 2º SEMESTRE ENGENHARIA MECATRÔNICA UNIP 2013 (APS)

OBJETIVO: A proposta desse trabalho era desenvolver um protótipo funcional de um canhão de mola para estudo dos conceitos balísticos. O alvo de 0,60m de diâmetro, estava a 5m do lançamento, e o projetil foi bolinhas de vidro (bolinhas de gude). Quando recebemos os requisitos do projeto, mesmo sem o apelo eletrônico ou elétrico, já queríamos dar enfase a automação. Foi divertido aprendemos muito com esse projeto.
Conseguimos colocar em pratica nossa teoria(pequena) de física, energia potencial elástica, gravitacional e cinética. Resolvi deixar registrado aqui nossas experiencias, para os futuros alunos, que terão esse desafio também, queria trocar ideias ou partir desse ponto e melhorar esse projeto.
Quem se interessar nos arquivos ou mais detalhes entre em contato com a gente. Obrigado pela atenção e Viva viva!. E vamos apreendendo juntos.

OS PRE REQUISITOS:
- Distância entre a base do canhão e o centro do alvo (bacia): 5 m;
- Diâmetro do alvo (bacia): 0,65 m;
- Inclinação máxima: 45°;
- Comprimento máximo do tubo de alojamento do projetil: 0,30 m;
- Altura máxima da base de sustentação do tubo de projetil: 0,30 m;

- Base em formato de quadrilátero ou circular

O PROJETO:
O desenho abaixo mostra um detalhe geral do projeto, a inclinação do cano de disparo é dada por um servo motor (1), e para o gatilho foi utilizado outro servo motor (2), com auxilio de uma alavanca para uma vantagem mecânica.

O LCD:
Nossa interface homem maquina, foi através de um display de LCD, mostrava o furo que o gatilho devia estar acionado, o quanto de energia potencial elástica tínhamos armazenado e qual a inclinação do cano de disparo.

O GATILHO:
Essa foi a parte mais trabalhosa, aqui usamos nossa engenharia que pensamos que temos :) , porque nada tinha força para puxar o gatilho

Relacionados

  • Canhão
    295 palavras | 2 páginas
  • canhao
    2026 palavras | 9 páginas
  • aps 2 semestre orientações
    866 palavras | 4 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas