cangaço

Páginas: 3 (729 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014

Introdução
A prática do cangaço marcou um interessante momento da História do Brasil.Grupos de homens armados vagueavam pelos sertões, principalmente do Nordeste, buscando meios de sobrevivência, enfrentamento a população e fugindo da policia com o uso de suas armas e de suacoragem e covardia.
























Cangaço
Ocorreu no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do séculoXX.
Foi um movimento social caracterizado por atitudes violentas feitas por cangaceiros. Andavam em bandos deixando a população do sertão nordestino com medo. Assaltavam fazendas, sequestravam osdonos em troca de recompensa e atacavam comboios. Quem os respeitava não sofria com seus ataques e até ganhavam ajuda quando precisassem. Isso fez com que os cangaceiros fossem respeitados e atéadmirados pela população.
Não moravam em locais fixos, viviam de uma cidade para outra, quem se negava a ajuda-los eram vitimas de suas violências.
Eram muito perseguidos por policiais. Existiramdiversos bandos de cangaceiros porém o mais temido foi o de comando de LAMPIÃO (virgulino Ferreira da Silva) ou REI DO CANGAÇO, seu bando atuou pelo sertão nordestino pelas décadas de 1920 e 1930. Morreuem uma emboscada armada por um volante junto com sua mulher Maria Bonita e outros cangaceiros em 29 de julho de 1938. Tiveram suas cabeças cortadas e expostas em lugares públicos. Todos os cangaceirosque não se rendiam eram mortos pelo governo. Vários cangaceiros foram degolados e suas cabeças foram conservadas para exposição no nordeste, como forma de demonstração do que aconteceria com os nãocumpridores da ordem.
Depois do fim de Lampião, chefes de outros bandos se entregaram. O último grupo famoso foi o de Cristino Gomes da Silva Cleto, conhecido como Corisco, que chegou ao fim no dia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cangaço
  • O cangaço
  • cangaço
  • Cangaço
  • cangaço
  • Cangaço
  • Cangaço
  • cangaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!