cangaço

Páginas: 4 (855 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
 O Cangaço foi uma luta armada ocorrida no nordeste brasileiro de meados fim do século XVIII à primeira metade do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias,caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertãobrasileiro, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
No sertão do Nordeste brasileiro, as violentas disputas entre famílias poderosas e a falta de perspectivas de ascensão social numa região degrande miséria levaram ao surgimento de bandos armados, gerando o fenômeno do cangaço. Cangaço é palavra derivada de canga, peça de madeira simples ou dupla que se coloca na parte posterior do pescoço debois nos carros de boi. Assim, Cangaceiro era o homem que se dedicava a essa atividade, trazendo sempre atravessada nos ombros sua espingarda, como um boi debaixo da canga. Já no começo do século XIX,o cangaceiro trazia a tiracolo ou dependurada no cinturão toda sorte de armas suplementares, como longos punhais que batiam na coxa e cartucheiras de pele ou de couro, praticamente a mesmaindumentária de Lampião, cem anos mais tarde.

Existiram três tipos de cangaço na história do sertão: o defensivo, de ação esporádica na guarda de propriedades rurais, em virtude de ameaças de índios, disputade terras e rixas de famílias; o político, expressão do poder dos grandes fazendeiros; e o independente, com características de banditismo. No primeiro caso, após realizarem sua missão de caçar índiosno sertão do Cariri e em outras regiões, a soldo dos fazendeiros, os cangaceiros se dissolviam e voltavam a trabalhar como vaqueiros ou lavradores. As rixas entre famílias e as vinganças pessoaismobilizavam constantemente os bandos armados. Parentes, agregados e moradores ligados ao chefe do clã por parentesco, compadrio ou reciprocidade de serviços compunham os exércitos particulares. 

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cangaço
  • O cangaço
  • O cangaço
  • Cangaço
  • cangaço
  • Cangaço
  • Cangaço
  • cangaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!