cangaço

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 17 de julho de 2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
CAMPUS UPE
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA













CANGAÇO












PETROLINA
JUNHO DE 2013
FRANCIMAR
JACIENE FLORENTINO
KELLY
POLIANA ALCÂNTARA
VALÉRIA ATAÍDES











CANGAÇO
Trabalho elaborado para obtenção de nota da disciplina Prática IV, requerido pela professora Andréia Bandeira.PETROLINA
JUNHO DE 2013


Causas e consequências do Cangaço

A origem do Cangaço é o latifúndio, o Cangaço é uma latente no Brasil, no Nordeste, da Bahia pra cima, desde os tempos da colônia, quando a terra foi dividida em sesmarias e foi doada para senhores de terra com grandes latifúndios.

A outra origem do Cangaço é o sistema que impera ainda hoje no Nordeste, na zona rural, desemiescravidão. O trabalhador rural no Nordeste, geralmente é um semiescravo, o nome inclusive que se dá a ele é agregado, ou seja, ele é uma pessoa que se agrega à propriedade, parte da propriedade e também posse do dono da terra. Geralmente, ele não tem salário, é permitido que ele fique ali pela terra, e o dono da terra, o latifundiário, dá alguma coisa mínima daquilo que ele produz em troca de seuserviço. Um sistema de semiescravidão gera miséria, gera uma série de injustiças sociais que explodem em revoltas pessoais e uma dessas revoltas dá origem ao cangaceiro; isto quanto às origens.

Quanto às causas do Cangaço, uma delas é a manutenção da propriedade privada. Era preciso, como antigamente, os exércitos particulares dos senhores de engenho, ou dos grandes donos de sesmarias do século XVIIIaté 1930, grupos de bandoleiros garantiam a posse de terra. A terra no Nordeste só recentemente começa a ser cercada, antes, ela não era. As divisas eram mais ou menos vagas. O que marcava bem a divisa da terra era o poder de violência do senhor; para ter essa força de manter a propriedade privada, ele precisava de grupos armados, grupos de capangas que de vez em quando se transformavam emcangaceiros ou vice-versa.

Uma das causas também do Cangaço era a necessidade do dono da terra no Nordeste controlar as populações rurais, vivendo numa intensa miséria. Era de se esperar, como aconteceram em várias ocasiões, que o sertanejo se revoltasse e quisesse mudar sua situação pelas armas. Os grupos de cangaceiros, como vários outros de repressão no Nordeste, foram estimulados e pagos porgrandes senhores de terra para manter a população rural num regime de terror, num regime até de apavoramento, de letargia, sabendo que se ele se rebelasse, o cangaceiro vinha e o liquidava.

E existem os efeitos do cangaceirismo. O primeiro deles é a violência desmedida que imperava no sertão. Um dos efeitos mais dramáticos e mais terríveis que podemos ver no Cangaço é o desvio do potencialrevolucionário do povo. Aquela latente energia revolucionária que existia no Nordeste era desviada para o Cangaço. Ao invés de revoltar revolucionariamente, de tomar consciência política, o sertanejo quando se rebelava ao extremo, entrava para o Cangaço, ou ao contrário, era vítima do Cangaço. Um dos sintomas desses efeitos que se vê hoje é a alienação e o mito do cangaceiro. Nós ainda mantemos o mitode que o cangaceiro é um herói social, que lutava pela justiça, que roubava dos ricos para dar aos pobres – a situação não é bem essa.


Manoel Baptista: O Antônio Silvino

Antônio Silvino foi um dos cangaceiros mais famosos que antecederam Lampião. Ele entrou no cangaço após o assassinato de seu pai em 1887, ao vigar-se do mandante e de todos que o rodeavam, tornou-se um grande atirador.Passou por Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e saiu da vida bandoleira em 1914 quando foi preso pela polícia paraibana. Teve indulto em 1937 dado por Getúlio Vargas,e morreu em 1944 na casa de uma prima na Paraíba.


Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião

Nasceu de família simples e sua atuação no cangaço foi motivada pela situação econômica, perda da propriedade da família, Lampião...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cangaço
  • O cangaço
  • O cangaço
  • cangaço
  • Cangaço
  • Cangaço
  • Cangaço
  • cangaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!