caneta cromavel

261 palavras 2 páginas
Introdução teórica
A cromatografia éidentificação de substâncias e a separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa, envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece A técnica foi criando pelo botânico russo Mikhail S. Tswett noinicio do século XX. Ele estudava pigmentos de folhas extraído de plantas, seu primeiro trabalho de cromatografia foi em 1903 Sociedade de Cientistas Naturais de Varsóvia, ele até então não tinha nenhum dado a apresentar.

Materiais e reagentes
- papel filtro (coador de café)
- acetona
- duas canetas (vermelha e preta)
- copo de vidro

Procedimento
Pegue o papel filtro e recorte 2 tiras retangular, em uma das tiras meça 2cm do final da tira e faça um ponto com a caneta de acetona mergulhe a ponta do papel e observe o que ocorrerá faça este processo com as duas tiras.
Esquema

Observação
Podemos o notar que aos 31 segundos as duas tiras começam a borrar, nos 2,30 as cores vermelho e, Aos 4:35 é possível ver marcas no filtro o borrão deixado quando a tinta subiu, Até os 6:00 nada mais aconteceu.
Conclusão

Pode-se observar que os pigmentos “escalaram” o papel Isso acontece porque as fibras de celulose do papel interagem com a água e os pigmentos. Os corantes das canetas têm composição química diferente, e é o tipo de interação do corante com o papel que irá determinar o quanto ele subirá. Quanto mais forte for a interação, mais lento será o processo, esse procedimento é muito utilizados em industrias para separação de substancias com caráter diferente.

Relacionados

  • Tec. dos materiais
    8754 palavras | 36 páginas