Candido Antonio O Direito C3a0 Literatura In Vc3a1rios Escritos

6399 palavras 26 páginas
lô9

O DIREITO À LTTERATURA

I

assuntoque me foi confiado nesta série é aparentemente meio desligadodos problemasreais:"Direitos humanos e literatura".As maneirasde abordáìo são muitas, mas não possocomeçara faÌar sobreo tema específicosem fazeralgumasreílcxõespréviasa respeitodos próprios direitos humanos.
É impressionantecomo em nosso tempo somos contraditórios nestecapítulo,Começoobservandoque em comparaçào a eraspas sadaschegamosa um máximo de raçionalidadetécnica e de domínio sobrea natureza.Issopermite imaginar a possibilidadede resolver grande número de problemas materiaisdo homem, quem sabe inclusiveo da alimentação.No entanto, a irracionalidade do comportamento é também máxima, servida freqüêntementepeÌos mesmos meios que deveriam realizaros desígniosda racionalidade.Assim, com a energiaatômica podemos ao mesmo tempo gerar força criadora e destruir a vida pela guerra; com o incrível progressoindustrial aumentamos o conforto até alcançarníveis nunca sonhados,mas excluímosdeleas grandesmassasque condenamosà miséria; em certospaises,como o Brasil,quanto mais crescea riqueza, mais aumenta a péssimadistribuição dos bens. Portanto, podemos dizer que os mesmosmeios que permitem o progressopodem provocar a degradaçãoda maioria.
Ora, na Grécia antiga, por exemplo,teria sido impossívelpensar numa distribuição equitativa dos bens materiais, porque a técnica ainda não permitia superar as formas brutais de exploração do homem, nem criar abundânciapara todos. Mas em nosso tempo é possívelpensar nisso,e no entanto pensamosreÌativamentepouco.
Essainsensibilidadenega uma das linhas mais promissorasda história do homem ocidental,aquelaque se nutriu das idéia amadurecidasno correr dos séculosXVIII e xlx, gerandoo liberalismoe tendo

o D I R I I TO À rI TE R Â ru R ^ l 7l

no socialismoa sua manifestaçãomais coerente.ElasabÌiÌam perspectivasque pareciamìevar à soluçãodos problemasdramáticosda vida em sociedade,E de fato, durante muito tempo acreditou-se que, removidos uns

Relacionados

  • M SCARA DO PROJETO DE LITERATURA
    1108 palavras | 5 páginas
  • Teca E3 Literatura 7
    2732 palavras | 11 páginas