cancer de pulmão

Páginas: 12 (2851 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015
CÂNCER DE PULMÃO
Glaucieny Correia Paiva; Genicleide Pontes; Genaíne Fernandes
Aluna de graduação da Faculdade Santa Emília de Rodat. email: galmell@hotmail.com
Aluna de graduação da Faculdade Santa Emília de Rodat. email: cleide.29@hotmail.com;
Professora da Faculdade Santa Emília de Rodat, e-mail: genainefernandes@gmail.com;

Endereço para contato: Praça Caldas Brandão s/n, Tambiá -João Pessoa / PB. CEP 58020-560.

Resumo
Esse estudo objetivou entender sobre o câncer de pulmão em sua etiologia, desenvolvimento, complicações e tratamento. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão da literatura, realizado no mês de outubro de 2014, desenvolvido a partir da leitura de cinco artigos científicos. Que nos informa que quanto ao tratamento, irá depender do tipo decélula, do estádio da doença e da condição fisiológica do paciente, principalmente condição cardíaca e pulmonar. Geralmente, o tratamento envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia em combinação ou separadamente.
Os pacientes devem ser acompanhados por cinco a dez anos realizando-se controle trimestral com exame físico e radiograma de tórax até completar dois anos, depois semestral até cinco anos,e anual a partir de então.


Palavras – chave: Neoplasia. Tabagismo. Fumantes. Homem.

Introdução
O câncer é um crescimento celular anormal, incontrolado, que invade os tecidos vizinhos e à distância, e é conhecido há vários séculos. Entre os de maior incidência encontra-se o câncer de pulmão, que,nos Estados Unidos, ocorreu em cerca de cento e setenta e sete mil (177.000) indivíduos, noano de 1996. Ele é o segundo em incidência, após o câncer de próstata, no sexo masculino. Já, no sexo feminino, é o terceiro, após o câncer colo retal e o da mama. É o câncer que mais leva a óbito, com cento e cinquenta e oito mil e setecentas (158.700) mortes nos Estados Unidos, em 1996, independente do sexo. Quando todos os casos são considerados, aproximadamente 13 a 15% sobrevivem num períodode cinco (5) anos. É o único câncer cuja incidência de morte tem aumentado progressivamente, a despeito da melhora e da maior agressividade terapêutica nos últimos anos. No Brasil, nos faltam melhores dados estatísticos, principalmente nas regiões mais pobres. Segundo a incidência de distribuição de óbitos na cidade de São Paulo, a neoplasia, em geral, ocupa a segunda posição com 16,2%, sendoultrapassada, apenas, pelas doenças do aparelho circulatório.
Uma característica própria deste câncer de incidência alta de mortalidade é a sua causa, que é o hábito de fumar, o qual, entretanto, possibilita uma ação profilática concreta e com bons resultados, que é o combate ao tabagismo. No nosso meio, começamos a observar esta tendência, que esperamos se intensifique nos próximos anos, vencendo osinteresses econômicos que insistem em manter, entre as pessoas, o hábito de fumar. Neste capítulo, tentaremos, de forma sucinta, prática e abrangente discutir os principais fatores relacionados a esta doença.
Diagnóstico
Do ponto de vista anatomopatológico, o câncer de pulmão é classificado em dois tipos principais: pequenas células e não-pequenas células (85%). O tumor de não-pequenas célulascorresponde a um grupo heterogêneo composto de três tipos histológicos principais e distintos: carcinoma epidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células, ocorrendo em cerca de 75% dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão. Dentre os tipos celulares restantes, destaca-se o carcinoma indiferenciado de pequenas células, com os três subtipos celulares: linfocitóide (oat cell),intermediário e combinado (células pequenas mais carcinoma epidermóide ou adenocarcinoma). 
A expressão oat cell ganhou importância na linguagem médica por ser um subtipo especial de câncer pulmonar. As principais características são rápido crescimento, grande capacidade de disseminação e invasão cerebral frequente. Apesar do alto grau de resposta ao tratamento, apresenta baixo percentual de cura....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cancer de pulmao
  • Câncer de Pulmão
  • Câncer de Pulmão
  • Câncer de pulmão
  • Cancer de Pulmão
  • cancer de pulmao
  • cancer de pulmao
  • cancer de pulmao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!