Cancer de pele

Páginas: 12 (2811 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
A PELE
é o maior órgão de nosso corpo, responsável pela troca de calor e água com o ambiente, encarregado de proteger os órgãos internos contra bactérias e de captar e enviar para o cérebro informações sobre calor, frio, dor e tato. A pele tem três camadas, a epiderme (mais externa), a derme e o tecido subcutâneo, mais profundo.

A epiderme é bem fina e, por sua vez, tem três camadas: asuperior, formada por células chamadas queratinócitos, a média e a mais interna, formada pelas chamadas células basais.
As células basais dão origem aos queratinócitos também chamadas células escamosas, que produzem queratina e impermeabilizam a pele e, aos melanócitos, células que produzem melanina, o pigmento marrom que dá cor à pele e cuja função é proteger as camadas mais profundas da pele contraos efeitos nocivos da radiação solar.

A derme, a camada intermediária da pele, é mais espessa que a epiderme e abriga as glândulas sebáceas, folículos pilosos (as raízes dos pêlos), vasos sanguíneos e nervos.
O tecido subcutâneo às vezes chamado de hipoderme é responsável pela retenção do calor do corpo e funciona como um "colchonete", que absorve impactos e protege os órgãos internos contrachoques e pancadas.






Tipos de câncer de pele
Há dois tipos básicos de câncer de pele, os não-melanoma, geralmente das células basais ou dasescamosas, e os melanomas, que têm origem nos melanócitos, as células produtoras de melanina.
Os não-melanoma representam 95% do total dos casos de câncer de pele e os dois tipos mais comuns são o basocelular (carcinoma de células basais) e oespinocelular (carcinoma de células escamosas)

Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, constituindo 70% dos casos - mas, felizmente, é o tipo menos agressivo. Ele leva esse nome por ser um tumor constituído de células basais, comuns da pele. Essas células começam a se multiplicar de forma desordenada, dando origem ao tumor. O carcinoma basocelularcomeça na primeira camada da pele, chamada de epiderme. Ele cresce lentamente e é indolor. Uma nova formação na pele que sangra facilmente ou que não cicatriza direito pode indicar um carcinoma basocelular., que dificilmente invade outros tecidos e causa metástase. Esse câncer é encontrado frequentemente nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto e pescoço. O nariz é a localizaçãomais frequente (70% dos casos), mas também pode ocorrer na orelha, canto interno do olho e outras partes da face. Quando o tumor é retirado precocemente, as chances de cura são altas. entre 35% e 50% das pessoas que tiveram esse câncer de pele vão ter outro num prazo de 5 anos após o diagnóstico. Isso significa que quem já teve câncer de pele tem de fazer um acompanhamento permanente.Sintomas de Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular pode apresentar apenas uma aparência levemente diferente da pele normal, sendo mais comum no rosto, pescoço e outras partes que ficam muito expostas ao sol. Ele se parece com uma protuberância (nódulo) que:
Tem aparência perolada, como se fosse recoberto de cera
Pode ser branca, rosa claro, bege ou marrom
Sangra com facilidade
Se parece comuma ferida que não cicatriza
Pode formar crosta e vazar algum líquido.



















Diagnóstico
Na dermatoscopia manual, o dermatologista olha as pintas que tem relevância com o próprio dermatoscópio e avalia naquele momento o risco de cada lesão. Dermatoscopia digital permite a análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele,para que o profissional possa identificar lesões de risco muito antes do olho nu. Há o registro das fotos do corpo todo e a documentação das lesões, para que os resultados possam ser acompanhados com o passar do tempo. Isso aumenta a sensibilidade de identificação de novas lesões ou mudanças importantes. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cancer de pele
  • Câncer de pele
  • cancer de pele
  • cancer de pele
  • Câncer de Pele
  • cançer de pele
  • Câncer de pele
  • Cancer de pele

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!