Cancer de ovários

Páginas: 6 (1420 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014
1.0 Introdução

Ovários são duas glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio. Eles têm também a função de produzir e armazenar os ovócitos, que são liberados, um a cada mês e recolhidos pelas tubas uterinas, enquanto durar a vida reprodutiva da mulher.
Pouco frequente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico, mais difícil de serdiagnosticado e o de menor chance de cura. É o quinto tipo mais comum entre as mulheres e causa mais mortes que qualquer outro tipo de câncer nos órgãos reprodutores feminino. Sua incidência está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. A história familiar é o fator de risco isolado mais importante (cerca de 10% dos casos). Câncer de ovário pode acometer a mulher em qualquer idade, mas émais frequente depois dos 40 anos.
Cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. A maioria dos tumores de ovário são carcinomas epiteliais (câncer que se inicia nas células da superfície do órgão).

Estimativa de novos casos: 6.190 (2012)
 Número de mortes: 2.979 (2010)
 
Há uma relação entre câncer de ovário e atividade hormonalfeminina. Portanto, mulheres que não tiveram filhos nem nunca amamentaram, as que tiveram menopausa tardia ou câncer de mama, assim como as que têm parentes de primeiro grau com câncer de ovário apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.
2.0 Sintomas
Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. À medida que o tumor cresce, pode causar:
Pressão, dor ou inchaço noabdômen, pelve, costas e nas pernas;
Indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia.
Cansaço constante.
Ciclos menstruais anormais
Falta de apetite
Náusea e vômitos
Sangramento vaginal
Desconforto vago no baixo abdome
Ganho ou perda de peso
Aumento excessivo de pelos
Aumento na frequência ou urgência urinária.

Outros sintomas, apesar de menos comuns, também podem surgir, como necessidadefrequente de urinar e sangramento vaginal. A maioria desses sintomas não significa que a mulher tem tumor de ovário, mas serve de alerta para que ela procure um médico. 
3.0 Diagnóstico
Através de exame físico pode revelar um abdômen inchado e líquido na cavidade abdominal (ascite). Um exame pélvico pode revelar uma massa no abdômen ou em um dos ovários. Esses exames acima somados a queixas dopaciente o médico pode expedir:
O exame de sangue CA-125 que não é considerado um bom teste de triagem do câncer de ovário. Entretanto, ele pode ser feito se a mulher:
Tiver sintomas de câncer de ovário
Já tiver sido diagnosticada com câncer de ovário, para determinar o funcionamento do tratamento.
Outros testes que podem ser realizados incluem:
Contagem de células sanguíneas completas equímica sanguínea
Teste de gravidez (Beta HCG soro)
Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da pelve e do abdome
Ultrassonografia transvaginal
A laparoscopia exploratória seguida de biópsia do tumor, além de úteis para confirmar o diagnóstico, permite observar se há comprometimento de outras regiões e órgãos. Raios-X torácico, tomografia computadorizada, avaliação da função renalpodem auxiliar no diagnóstico dos casos avançados.
Exame de sangue específico: Marcadores tumorais
São substâncias detectadas no exame de sangue e que aumentam na presença de tumores malignos. No caso do ovário estas seriam o CA 125, a Alfafetoproteína e o beta-HCG. Esses marcadores são muito úteis no seguimento da paciente com câncer de ovário, porém pouco confiáveis para o diagnóstico inicial.Eles têm baixa especificidade, com grande número de falsos positivos. O CA 125, por exemplo, pode estar elevado em doenças benignas, como mioma uterino ou endometriose.

4.0 Tratamento
A cirurgia é usada para tratar todos os estágios do câncer de ovário. Nos estágios iniciais é necessário fazer o estadiamento do tumor por meio de cirurgia e promover a remoção do útero e ovários.
Em estágios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cancer de ovario
  • Câncer de ovário
  • Câncer de Ultero e Ovário.
  • Câncer de ovário e tireóide
  • Câncer de colo de útero e ovário
  • Cancer hereditario de mama e ovario
  • Cancer de mama e ovário
  • Ovário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!