Cancer de mama

Páginas: 13 (3215 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA







CÂNCER DE MAMA











Goiânia, 2013


Introdução

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos(câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia, que é a proliferação anormal das celular. As neoplasia da mama ainda é a principal causa de morte de mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A detecção precoce do câncer de mama seguida de tratamento efetivo, tem comprovadamente reduzido a mortalidade emvarias series de estudos. No Brasil, infelizmente, cerca de 60% dos tumores malignos de mama são diagnosticados em estágios avançados.
Porem, diante os fatos, esforços não devem faltar para desenvolver algumas estratégias de prevenções secundarias, como diagnostico precoce, já que a prevenção primaria dessa neoplasia ainda não é uma realidade para os casos de câncer de mama esporádicos, que são osmais frenquentes.








Sumário

O que é o câncer de mama............................................ 3
Detecção precoce.......................................................... 4
Diagnostico precoce.......................................................6
Sintomas..........................................................................7
Os diferentes tipos de câncer de mama.........................8
Tratamentos ................................................................... 10
SUS e o Câncer de mama ................................................11
Referências ......................................................................12














O que é câncer de mama?
O câncer de mama, são glândulas que formam lobos, e que sedividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários.

È o tumor maligno mais comum em mulheres brasileiras podendo levar a morte, segundo o Inca ( Instituto Nacional de Câncer).
Segundo a estimativa produzida pelo Inca, o Brasil terá mil novos casos de câncer por ano. Desses, 49.240 mil serão tumores de mama.

Nas mulheres abaixo de 35 anos é raro produzir o câncer de mama, masacima dessa idade sua influência cresce rápida e progressivamente. É bom lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que podem também ocorrer em homens, mais claro que em número muito menor. A maioria dos caroços(nódulos) detectados na mama é benigna, mais isso só pode ser confirmado através de exames médicos.

Quando é descoberto e tratado na fase inicial, isto é, quando o nódulo é menorque centímetro, as chances de cura do câncer de mama é de 95%. Tumores com esse tamanho são muitos pequenos para ser detectados apenas por palpação, e já pelo mamografia, são bastante visíveis.
Por causa disso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.












Detecção precoce
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama é:a Autopalpação das mamas, e o Exame clínico.
A política de alerta à saúde das mamas destaca a importância do diagnóstico precoce e significa orientar a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais do câncer de mama. 
A orientação é que a mulher realize a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal(seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem nenhuma recomendação de técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. É necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento médico sempre que houver dúvida em relação aos achados da autopalpação das mamas e a participar das ações de detecção precoce do câncer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Cancer de mama
  • cancer de mama
  • Câncer de Mama
  • Cancer de mama
  • Câncer de mama
  • Câncer de mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!