Cancer, ciclo celular

Páginas: 19 (4562 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Medicina





APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO



Betim2013
Gabriela Nacif
Iara Bernarnardes
Isabela Galizzi
Marcela FerrazLucas Almeida
Sarah Lanza


APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO



Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial da disciplina Biologia célular I.

Orientador: Profa. Andréa Carla LeiteChaves




Betim
2013

ETAPA NÚMERO 4
1-O fato de trabalhar num laboratório de Raio X pode ter sido a causa do carcinoma do J.M.C? Por quê?
Primeiramente, é preciso saber qual era a atividade realizada pelo senhor J.M.C nolaboratório de raio X para avaliarmos se ele tinha um contato direto com a radiação ou não. Também é importante saber se ele seguia rigorosamente os procedimentos de segurança quando iria realizar uma atividade de contato com a radiação. Se o senhor J.M.C realmente exercia uma atividade de contato com a radiação e se não seguia os procedimentos de segurança, é possível que a radiação seja a causa do seucarcinoma, já que os raios-x emitem radiação ionizada em quantidades mínimas que dependendo da frequência de exposição podem se acumular ao longo do tempo nas células das pessoas, podendo causar tumores.
Discussão da Hipótese : Nossa hipótese ficou incompleta, já que não consideramos a função que o senhor J.M.C exercia no laboratório e se ele realizava os procedimentos de segurança rigorosamente ea resposta depende dessas avaliações.
2- Quais as drogas ciclo-específicas utilizadas no tratamento são mais efetivas na quimioterapia? Justifique baseando-se nas fases do ciclo celular. Aproveite para citar todas as fases do ciclo e o que ocorre em cada uma delas.
O ciclo celular é dividido em duas etapas: intérfase e etapa de divisão. Na interfase, que se divide em G1, S e G2, a célulacontinua exercendo suas funções e preparando-se para a divisão. Em G1, a célula apresenta crescimento, diferenciação e síntese de substâncias, em S, a célula passa por um processo de duplicação do seu material genético e em G2 ocorre uma preparação para a divisão mitótica, com a duplicação das organelas celulares. Posteriormente, a etapa de divisão é a mitose propriamente dita , que apresentasegregação cromossômica a fim de garantir que cada célula-filha receba o conjunto completo de informações genéticas. Admitindo-se que as drogas ciclo-específicas atuam em células que se encontram no ciclo celular, as drogas mais efetivas na quimioterapia serão aquelas que interferirem nas fases mais determinantes para a multiplicação mitótica, uma vez que células cancerosas apresentam divisão celulardescontrolada. Assim, essas drogas serão a vincristina, o antimetabólito 6-marcaptopurina e a ciclofosfamida. A vincristina é considerada eficiente pois é um inibidor mitótico, assim, ela interrompe a divisão na metáfase, devido à sua ação sobre a proteína tubulina, formadora de microtúbulos que constituem os fusos mitóticos, por meio dos quais migram os cromossomos no processo de segregação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • ciclo celular
  • Ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • Ciclo celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!