Canal do panama

Páginas: 9 (2237 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
1.0 Canal do Panamá
Canal do Panamá é um canal de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico (através do Mar do Caribe) ao oceano Pacífico.
O canal atravessa o istmo do Panamá e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Há bloqueios e eclusas em cada extremidade da travessia para levantar os navios até o Lago Gatún, um lagoartificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que está localizado 26 metros acima do nível do mar.
Os atuais bloqueios têm 33,5 metros de largura. Uma terceira faixa de eclusas, mais larga, está em construção e deve ser inaugurada em 2015.
14439902543810Figura SEQ Figura \* ARABIC 1 - Mapa Canal do Panamá
00Figura SEQ Figura \* ARABIC 1 -Mapa Canal do Panamá
1443990161925
2.0 História
2.1 Necessidade
Após a descoberta do continente americano, recorde-se que o objetivo foi atingir a Índia pelo Ocidente, vários foram os navegadores que procuraram a passagem que dava o acesso ao outro oceano. Apenas Fernão de Magalhães em 1520 logrou descobri-la, bem ao sul do continente americano, através de um estreito batizado com o seu nome.Isso significava que para ligar por via marítima os dois lados desse continente tinha-se de rodear esse mesmo continente pelo sul. Essa penosa viagem significava meses de navegação. Não admira, portanto que desde então se tenha pensado em abrir um canal que unisse os oceanos Atlântico e Pacífico.
Tal ideia de abrir uma via de navegação marítima através do istmo do Panamá remonta ao século XVI,quando o conquistador espanhol Vasco Nunes de Balboa atravessou pela primeira vez a faixa de terra que separa os oceanos Atlântico e Pacífico e verificou que a sua largura não chegava a cem léguas. Em 1534, o Imperador Carlos V mandou investigar e encarou a possibilidade de abrir um canal que pouparia à armada castelhana meses de navegação para atingir o Peru. No entanto, a região era um caosgeológico dificultando e muito a exploração do local. 
Após quatro séculos de nenhuma tentativa de construção do canal, em 1848 reinicia-se a ideia de implementação de um projeto de edificação do canal. Com a descoberta de ouro na Califórnia, milhares de aventureiros de várias partes do mundo, para encurtar o caminho até o metal precioso, atravessaram o istmo do Panamá a pé ou pelo então recém-construídocaminho de ferro. Os Estados Unidos por sua vez também utilizaram esta via para mandar reforços militares para a Costa Oeste e ali consolidar uma soberania ainda pouco segura.
15011402346325Figura SEQ Figura \* ARABIC 2 - Antigo caminho de ferro
00Figura SEQ Figura \* ARABIC 2 - Antigo caminho de ferro
1501140269875
2.1.1 Primeira tentativa
 O francês construtor do Canal de Suez apresentouem 1876 o seu projeto de construção de um canal no istmo do Panamá. Foram feitos os primeiros levantamentos e as primeiras negociações com o governo da Colômbia, a quem pertencia à província do Panamá, acerca da concessão da construção e exploração do futuro canal.
O projeto de Lesseps constituía-se na abertura de um canal ao nível do mar. Entretanto, na prática, os seus engenheiros nuncaconseguiram uma solução prática para o problema do curso do rio Chagres, que atravessava em diversos pontos o traçado projetado para o canal. Além disso, a abertura deste ao nível do mar implicava na completa drenagem daquele rio, um desafio para a engenharia da época.

Em 1878 ocorre a assinatura de um tratado com o governo de Bogotá, repassando à sociedade francesa a exclusividade da construção docanal e da sua exploração posterior por um período de 99 anos.
As obras iniciaram-se em 1880, com base na experiência de Suez. Entretanto, as diferenças de tipo de terreno, relevo e clima constituíram-se em desafios consideráveis. Chuvas torrenciais, enchentes, desmoronamentos e altíssimas taxas de mortalidade de trabalhadores devido a doenças tropicais, nomeadamente a malária e a febre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canal do panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do Panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do Panamá
  • canal panama
  • Canal do Panamá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!