Canal do panamá

Páginas: 12 (2816 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
ENGENHARIA CIVIL
CANAL DO PANAMÁ
DISCIPLINA: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
1º PERÍODO

Sumário

1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4
2.1. INDEPENDENCIA DO PANAMÁ 4
2.2. a história da construação do canal do panamá 4
2.3. Localização do Canal do Panamá 7
2.4. as obras de construção 8
2.5. a dimensão do canal e das eclusas 8
2.6. Inauguração 11
3. conclusão 14Cessão do Canal ao Panamá 15
4. Referências 16

Introdução
O presente trabalho tem como finalidade mostrar a importancia do Canal do Panamá para o comercio mundial, bem como a libertação do Panamá da Colombia.
O Canal do Panamá tem como seu principal objetivo unificar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
O canal atualmente possuel uma estratégia comercial muito grande, correspondente a4% do comercio mundial por ano, passando cerca de mais de 13 mil navios.
As principais rodas comerciais ligam o litoral leste dos EUA com a costa oeste da America do Sul, e também com o fluxo de origem europeia para a costa do EUA e Canadá.

Desenvolvimento
2.1. INDEPENDENCIA DO PANAMÁ
O Panamá era um território unido á Colombia, que em 1821 alcançou sua independencia, com o apoio norteamericado, EUA, que tinha muito interesse econômico que liga a costa oeste à coste leste, por sua vez o Panamá se separou da Colômbia.
O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914 pelos americasos, cujos os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal. Nesta epoca os EUA passou a pagar uma anuidade ao governo Panamense como forma de indenização.
Em 1968 o Panamápassou por um golpe militar na qual o General Omar Torrijos tomou o poder e no ano de 1977; ao mesmos o gereral relizou um acordo bilateral com os EUA para que a partir de 2000 os proprios Panamense passariam a controlar o canal; mas em 1981 o General Omar sobreu um acidente de avião e faleceu.
No seu lugar assumiu o ex-chefe do serviço secreto, o general Manuel Antônio Noriega que foiderrotado nas eleições pelo opositor Guilherme Endara, mas a eleições foram anuladas, pois Noriega temia prejudicar os interesses dos EUS, que enviou tropas ao Panama colocando Noriega no poder.
Antes de sua construção, a rota mais rápida para se viajar de barco de Nova York à Califórnia era pelo Cabo Horn, no sul da América do Sul, uma rota longa e perigosa.
1.2. a história da construação docanal do panamá
Foram diversos os navegadores, ao longo da História, que procuraram uma passagem entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. O português Fernão de Magalhães, a serviço da Coroa Espanhola, descobriu, em 1520, um estreito que recebeu o seu nome (estreito de Magalhães). A partir de então, a ligação entre os dois oceanos tornava-se possível, através de uma viagem que era longa, demorada earriscada, levando a que se cogitasse à abertura de um canal que os unisse.
A primeira tentativa conhecida foi empreendida ainda sob o reinado de Carlos I de Espanha, em 1523, mas como as seguintes, até ao século XIX, quando se cogitou em transportar as embarcações por ferrovia através do istmo, não teve sucesso.
Em 1878, o francês Ferdinand de Lesseps, construtor do canal de Suez, obteve umaconcessão do governo da Colômbia, a quem a região pertencia à época, autorizando a sua companhia a iniciar as obras de abertura do canal.
O projeto de Lesseps constituía-se na abertura de um canal ao nível do mar. Entretanto, na prática, os seus engenheiros nunca conseguiram uma solução prática para o problema do curso do rio Chagres, que atravessava em diversos pontos o traçado projetado para ocanal. Além disso, a abertura deste ao nível do mar, implicava na completa drenagem daquele rio, um desafio para a engenharia da época.
As obras iniciaram-se em 1880, com base na experiência de Suez. Entretanto, as diferenças de tipo de terreno, relevo e clima constituíram-se em desafios consideráveis. Chuvas torrenciais, enchentes, desmoronamentos e altíssimas taxas de mortalidade de trabalhadores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canal do panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do Panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do Panamá
  • Canal do panama
  • canal panama
  • Canal do Panamá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!