Canal distribuiçõ Arcelor

1444 palavras 6 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Canal de distribuição Arcelor
Aluno: Karine Lucinda Silva Costa
Disciplina: Gestão de Marketing 2
Turma: 25 - Abril 2013
Introdução

Do ponto de vista do sistema econômico, o papel intermediário do marketing é transformar os diversos produtos fabricados em produtos desejados aos consumidores. Os fabricantes produzem uma variedade restrita de produto em grandes quantidades, a medida que os consumidores desejam mais variedades de produtos em pequenas quantidades.

Nos canais de distribuição, os intermediários compram grandes quantidades dos fabricantes e dividem-nas nas quantidades menores e mais variadas que os consumidores desejam. Portanto eles têm um papel importante entre oferta e demanda. Para Philip Kotler e Gary Armstrong.

“A maioria dos fabricantes de produtos utiliza intermediários para levar seus produtos até o mercado. Eles tentam formar um canal de distribuição – um conjunto de organizações independentes envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para o consumidor final ou organizacional.” (1999, p. 272)

No presente trabalho analisaremos uma possível mudança no canal de distribuição da Arcelor Brasil diante da possibilidade de aquisição da empresa Manchester Tubos e Perirfilados S.A.

Canais de distribuição da Arcelor Brasil

A Arcelor Brasil surgiu da união da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira, da Companhia Siderúrgica de Tubarão e da Vega do Sul, além de ser acionista controlador da Acesita. Ela é a plataforma de crescimento do Grupo Arcelor na América Latina, como parte da estratégica de expansão de suas atividades para além da Europa. Em 2006 a Arcelor Brasil possuía 25 unidades e capacidade de produção de 11 milhões de toneladas de aço.

Nos últimos quatro anos, a empresa ocupa papel de destaque na siderurgia brasileira, tendo produzido mais de 3 milhões de produtos acabados laminados em 2008, o que equivaleria a 13% da produção

Relacionados