canais

Páginas: 9 (2048 palavras) Publicado: 24 de março de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ENG 137 – OBRAS HIDRÁULICAS




CANAIS
















Gabriel Lucena/Marcus Vinicius


Salvador, 2013
Gabriel Lucena/Marcus Vinicius





CANAIS





O presente trabalho é parte da avaliação final na disciplina ENG 137 – Obras Hidráulicas, lecionada pelo ProfessorRenavan Sobrinho.















Salvador, 2013

Sumário

1. Sobre o município 111
2. Estudo populacional
3. Cálculo da vazão
4. Dimensionamento do sistema





4

























1. Conceito, histórico e objetivos ligados à construção de um canal

Canais são estruturas hidráulicas, cuja característica principal é a presençada pressão atmosférica atuando sobre a superfície de líquido. Os canais podem ser naturais (cursos d’água existentes na natureza), como córregos e rios, ou artificiais.
Os primeiros canais de que se tem notícia, foram possivelmente criados pelos antigos egípcios, notadamente grandes e avançados “engenheiros”, por volta de 1800 a.C. O canal oeste-leste, que unia o Rio Nilo ao Mar Vermelhoprovavelmente teve sua construção iniciada no reinado do faraó Sesóstris III, tendo sido completado somente por volta do ano 500 a.C., pelo imperador persa Dário. Este canal foi reconstruído na era moderna, vindo a constituir o Canal de Suez.
O Grande Canal da China, maior canal artificial do mundo, uniu todos os canais que se encontravam em seu curso, e liga o Rio Amarelo ao Rio Azul. Sua extensão éde cerca de 1.800 km. A construção ocorreu no século VI.
O Império Romano construiu milhares de quilômetros de aquedutos (canais elevados para a distribuição de água). Seu sistema de distribuição era dos mais avançados da idade antiga.
Existem diversos motivos para a construção de um canal:

Abastecimento de água/irrigação: Canal para condução de água, seja ela para consumo humano,dessedentação animal ou irrigação. Ex: Aquedutos romanos; transposição do Rio São Francisco.
Controle de enchentes e cheias/Drenagem urbana: Canais que objetivam drenar águas pluviais, minimizando riscos com enchentes, que podem vir a causar danos econômicos e sociais. Exemplo: Canais recém-construídos em Salvador – Av. Vasco da Gama, Imbuí.
Canais para navegação: Visam na maioria das vezes, reduzirdistâncias. O Canal de Suez foi construído para que embarcações pudessem navegar da Europa à Àsia, sem que fosse preciso contornar o continente africano. O Canal do Panamá une o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, possibilitando que embarcações evitem contornar a América do Sul.
Condução e tratamento de esgotos: Comum acontecer em rios em que eram dispostos resíduos de esgotamento sanitário, e sofreramdegradação. Ex: Canais urbanos na cidade de Salvador.






























2. Aspectos que devem ser levados em conta para a construção de um canal e condicionantes de projeto

Anteriormente à construção de um canal, devem ser levados em conta alguns aspectos importantes:

Projeto básico e projeto executivo, que contemplem estudo topográfico, estudo desondagem e do traçado do canal;
Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA): Importante instrumento, exigido pelo órgão ambiental, que prevê os impactos associados à construção de um canal;
Estudo financeiro: Orçamento da obra, prazos, cronograma físico-financeiro. Instrumento que servirá para definir o material utilizado, os prazos para execução, equipes e equipamentosnecessários;
Estudo de demanda: Determina as necessidades para a construção, sejam elas de ordem econômica, social ou ambiental.

Em termos de projeto e execução, existem outros aspectos que não podem passar despercebidos:

Execução das obras de jusante para montante. Caso a obra seja executada de montante para jusante, as condições de drenagem na região de montante serão melhoradas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canais
  • Canal
  • Canais
  • Canais
  • CANAIS
  • canais
  • Capacidade de canal e codificação de canal(telecomunicação)
  • Canal de distribuição refrigerantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!