Canais de distribuição

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
CURSO TECNÓLOGO EM MARKETING

ALINE MATOS SILVA BARBOSA

DANILO MESSIAS FRANÇA
LAÍS REGINA SILVA
LUCAS DOS SANTOS PIRES
LUCIANA PEREIRA SILVA SANTIAGO
SANDRA ROBERTA FÉLIX DA SILVA

PROJETO INTEGRADO –
CNA ESCOLA DE IDIOMAS


Guarulhos
2013

CURSO TECNÓLOGO EM MARKETING

ALINE MATOS SILVA BARBOSA

DANILO MESSIAS FRANÇA
LAÍS REGINA SILVA
LUCAS DOS SANTOS PIRESLUCIANA PEREIRA SILVA SANTIAGO
SANDRA ROBERTA FÉLIX DA SILVA

PROJETO INTEGRADO –
CNA ESCOLA DE IDIOMAS

Trabalho apresentado ao Curso Tecnológico da Universidade de Guarulhos, como exigência regimental para a aprovação no módulo Projeto integrado.
Orientador: Marco Camargo

Guarulhos
2013

Dedicamos esse trabalho primeiramente a Deus, pois sem a força única dele não concluíamos nada emnossas vidas, em seguida aos integrantes do mesmo, e assim como para nossos orientadores, familiares pela colaboração e paciência, pois abrimos mãos de tempo hábil, mas vemos a importância do valor adquirido na conclusão deste.


“A persistência é o menor caminho do êxito”.

Charles Chaplin
* Canais de distribuição
* Canais intermediários
* Canais de marketing

Canais deDistribuição

Segundo Kotler (1999, p. 271), numa visão de marketing, afirma que “os canais de distribuição, são complexos sistemas comportamentais nos quais pessoas e empresas interagem para atingirem objetivos individuais, empresariais e do próprio canal”.
Já, para Magge (1977, p. 20), do ponto de vista da logística, a melhor definição de canal de distribuição é: “a estrutura das unidades deorganização dentro da empresa e de representantes e revendedores, atacadistas e varejistas”.
Estas duas grandes organizações de distribuição de mercadorias e produtos, os atacadistas ou clientes de 1ª camada da indústria e os varejistas ou clientes de 2ª camada, cujo enfoque principal é fortemente comercial. (ETTINGER, 2000, p. 34).
Contudo, os operadores logísticos vêm atuando na distribuiçãocom muita força, oferecendo este serviço como um grande diferencial do seu mix, constituindo-se assim numa nova organização de distribuição, ou seja, além do desempenho de atividades como manuseio de produtos acabados, gestão de estoques de pedidos e armazenagem, agora fazem, também, a entrega.
Segundo Bertaglia (2003, p. 131), “os operadores logísticos, por meio de alianças estrategicamenteplanejadas, que permitem à indústria, através de uma nova forma de se realizar negócios,  manter o foco nas suas competências,  estão conquistando uma parcela de mercado que tradicionalmente pertencia ao atacado e ao varejo.”
Em razão disto, uma nova característica, assim como a comercialização, torna-se sinônimo de distribuidor, a operacionalização praticada pelas organizações de operaçãologística. Vale lembrar que as transportadoras já estão entrando nesta seara, fazendo uso de suas estruturas, para atuar como distribuidoras.
Com fundamentação no disposto, pode-se hoje, classificar as organizações de distribuição, em três grandes grupos, os já tradicionais: atacado e varejo e os operadores logísticos ou organizações de operação logística. E, ao que tudo indica, em breve poder-se-ámudar esta classificação, incluindo as organizações de transporte que passariam a ser o quarto grupo de organizações de distribuição.
Canais de Marketing
“Em geral, os intermediários alcançam maior eficiência quando disponibilizam mercadorias em larga escala e as  tornam acessíveis aos mercados-alvo. Por meio de seus contatos, experiência, especialização e escala de operação, os intermediáriosnormalmente oferecem à empresa mais do que ela pode conseguir trabalhando sozinha.” (KOTLER, 2000 pg.511)
“Um canal de marketing transfere as mercadorias dos fabricantes para os consumidores”. Ele preenche as lacunas de tempo, local e posse que separam as mercadorias e os serviços daqueles que precisam dessas mercadorias ou serviços ou os desejam. Os membros do canal de marketing realizam várias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuiçao
  • Canais de distribuição
  • CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!