Canais de distribuição

Páginas: 24 (5813 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROJETO INTEGRADOR – CANAIS DE DISTRUIBUIÇÃO

Alunos: Emanuelle Alves RA 30034482
Gustavo X. dos Santos RA 30039974
Wellington de Souza RA 30030122
Weverton Ferreira Macedo RA 30034725

SANTO ANDRÉ
2011 - 2° SEMESTRE
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROJETO INTEGRADOR – CANAISDE DISTRUIBUIÇÃO

Alunos: Emanuelle Alves RA 30034482
Gustavo X. dos Santos RA 30039974
Wellington de Souza RA 30030122
Weverton Ferreira Macedo RA 30034725

Trabalho apresentado ao Professor Odair Furlanetto
como um dos requisitos para aprovação na
disciplina de Projeto integrador – Canais de distribuição.



SANTO ANDRÉ
2011 - 2° SEMESTRE

1. INTRODUÇÃO

1. Canais deDistribuição.

As oportunidades de distribuição são estratégicas operacionais globais que uma empresa precisa mapear para ter sucesso na logística. Durante muitos anos, nenhuma atenção foi dada aos métodos de distribuição física. A distribuição não foi incluída nas conversas entre manufatura, vendas e marketing, e foi encarada como um processo de valor não agregado que somente agregava custo aoproduto. Felizmente, esse pensamento mudou e, hoje, existem muitas estratégias globais que as empresas precisam buscar para que tenham sucesso.
A primeira oportunidade de distribuição está na criação de sistemas de puxar. Um sistema de puxar é um sistema de distribuição no qual o produto é puxado através do canal de distribuição. O puxar é baseado na satisfação das necessidades e demandas docliente. As informações de ponto de vendas são captadas no nível do varejo e utilizadas para determinar as necessidades de reabastecimento no canal de distribuição do varejo.
Essas informações, por sua vez, direcionam a demanda no canal de distribuição do fabricante e atacadista. O consumidor está puxando a demanda através da cadeia.
Um canal de distribuição física é o termo empregado para descrevero método e os meios pelos quais um produto ou um grupo de produtos é fisicamente transferido (distribuído) do ponto do produto ao ponto no qual fica disponível ao cliente final.
A escolha do canal e a seleção referem-se à decisão de se o produtor deve transferir o produto do cliente ou se intermediários devem ser utilizados. O diagrama a seguir mostra um canal de distribuição típico.Figura 01 -

2. EDI - Intercambio Eletrônico de Dados dentro da Cadeia de Abastecimento.

Os mecanismos para transferência de dados entre os membros da cadeia de abastecimento é uma mistura de meios manuais (digitados), semiautomáticos (e-mail) ou automáticos (EDI).
O conceito de EDI é bastante simples. É o fluxo eletrônico de uma transaçãocomercial de um computador outro. Pode ocorrer entre parceiros comerciais ou dentro de uma organização.
EDI é uma tecnologia capacitadora poderosa, mas oferece o maior valor quando combinada com o código de barras. Juntos, os dois compreendem o alicerce tecnológico para a implementação das iniciativas da cadeia de suprimento como Just-in-Time, Resposta Rápida e Resposta Eficiente ao Consumidor.
Asempresa que desejam melhorar suas operações logísticas precisam investir nas tecnologias de EDI, para as quais diversos fatores estão dirigindo o crescimento. Provavelmente, no topo da lista está a maioria dos parceiros comerciais logísticos, que agora exigem transações via EDI.
Um benefício associado com o EDI é que ele permite à empresa se integrar mais intimamente com seus parceiros comerciais.O EDI é uma das técnicas de alicerce de uma parceira bem sucedida. A utilização do EDI é uma necessidade, se duas empresas desejam se tornar intimamente integradas e alinhadas com as mesmas metas logísticas.
O segundo benefício associado com o EDI é que ele reduz os lead times de informações e, assim sendo, permite à rede logística se tornar mais responsiva às necessidades dos clientes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuiçao
  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuição
  • CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
  • Canais de distribuição
  • Canais de distribuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!