Canagem em cametá

369 palavras 2 páginas
MOVIMENTO CABANO NA CIDADE DE CAMETÁ NO ANO DE 1835

A cabanagem foi um movimento social característico do período regencial no Brasil e organizado por diferentes etnias e povos como os negros, índios e mestiços, criando no decorrer do movimento um sentimento comum entre eles, o de lutar contra o domínio branco e português e na luta por direitos e liberdade. Dentro da temática escolhida para a realização da pesquisa historiográfica sobre o movimento cabano na cidade de Cametá, o recorte espacial e temporal selecinado foi de grande importância pelo fato do movimento ter ocorrido Belém do Pará onde está localizada a cidade de Cametá e o movimento ter se deflagrado no ano de 1835.
Sobre as fontes das quais buscamos usar de base para o tema em questão não poderíamos deixar de citar Domingos Antonio Raiol, em sua obra “Motins Políticos ou História dos Principais Acontecimentos Políticos da Província do Pará desde o ano de 1821 até 1835”, já que obra é considerada como inaugural na historiografia sobre a cabanagem, outro ponto é o de buscarmos desvincular a maneira de como o movimento é escrito pelo autor no padrão predominante do século XIX, o factual, citando outros autores com objetivo de produzirmos um debate historiográfico sobre o tema. Selecionamos Magda Ricci em sua obra “Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária o problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840”, onde a autora menciona Domingos Raiol, e outros autores que abordam o movimento cabano, como Caio Prado Junior, Ricardo Guimarães entre outros.
Segundo Magda Ricci, para Domingos Raiol a cabanagem foi um motim político, ou seja, uma desordem política, ele procurava justificar esse movimento cabano a partir da omissão inicial das autoridades imperiais na Amazônia e seu pulso firme na repressão ao movimento de 1935. A partir daí o movimento passa a ser interpretado como uma desordem de caráter peculiar da região tendo que ser controlado dentro de uma organização social política imperial.

Relacionados