Canagem em cametá

Páginas: 2 (369 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
MOVIMENTO CABANO NA CIDADE DE CAMETÁ NO ANO DE 1835

A cabanagem foi um movimento social característico do período regencial no Brasil e organizado por diferentes etnias e povos como os negros,índios e mestiços, criando no decorrer do movimento um sentimento comum entre eles, o de lutar contra o domínio branco e português e na luta por direitos e liberdade. Dentro da temática escolhida para arealização da pesquisa historiográfica sobre o movimento cabano na cidade de Cametá, o recorte espacial e temporal selecinado foi de grande importância pelo fato do movimento ter ocorrido Belém doPará onde está localizada a cidade de Cametá e o movimento ter se deflagrado no ano de 1835.
Sobre as fontes das quais buscamos usar de base para o tema em questão não poderíamos deixar de citar DomingosAntonio Raiol, em sua obra “Motins Políticos ou História dos Principais Acontecimentos Políticos da Província do Pará desde o ano de 1821 até 1835”, já que obra é considerada como inaugural nahistoriografia sobre a cabanagem, outro ponto é o de buscarmos desvincular a maneira de como o movimento é escrito pelo autor no padrão predominante do século XIX, o factual, citando outros autores comobjetivo de produzirmos um debate historiográfico sobre o tema. Selecionamos Magda Ricci em sua obra “Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária o problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e1840”, onde a autora menciona Domingos Raiol, e outros autores que abordam o movimento cabano, como Caio Prado Junior, Ricardo Guimarães entre outros.
Segundo Magda Ricci, para Domingos Raiol acabanagem foi um motim político, ou seja, uma desordem política, ele procurava justificar esse movimento cabano a partir da omissão inicial das autoridades imperiais na Amazônia e seu pulso firme narepressão ao movimento de 1935. A partir daí o movimento passa a ser interpretado como uma desordem de caráter peculiar da região tendo que ser controlado dentro de uma organização social política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canagem
  • A cabanagem em cametá
  • A EAD na Zona Rural de Cametá
  • EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Uma contribuição à formação profissional no município de Cametá
  • SABRES E IDENTIDADE DO AGRICULTOR DO BAIXO TOCANTINS NO MUNICIPO DE CAMETÁ
  • Estudo e análise da instituição com levantamento de demandas prelazia de cametá do tocantins- pct
  • DIAGNOSTICO E DESTINA O DOS RESIDUOS SOLIDOS NA ZONA URBANA DO MUNICIPIO DE CAMETA PA
  • A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO URBANO PARA O TURISMO: ANÁLISE DA PRAÇA DEODORO DA FONSECA, CAMETÁ/PA.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!