Cana de Açucar

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014










Pesquisa e Desenvolvimento





Estagiário: André Zanatta Viegas









Cosmópolis, 10 de Novembro de 2013.
1. OBJETIVOS
Sob orientação profissional de Milton Fernandes, responsável pelo processo de Pesquisa e Desenvolvimento da Usina Ester, foi proposto um acompanhamento do processo de forma a diagnosticar possíveis falhas e prever soluções para as taisbuscando a melhor eficiência deste.
Em função das condições climáticas, pouco se pôde observar em campo. O presente relatório é baseado, assim, em conversas com os profissionais da área.

2. INTRODUÇÃO
O conhecimento das demandas agronômicas de uma cultura agrícola é imprescindível para o sucesso na atividade e fator essencial para a obtenção de rendimentos economicamente aceitáveis, comimpacto ambiental mínimo. Neste contexto, deve-se cuidar para que a alocação de uma determinada espécie em uma região seja compatível com as características agroclimáticas adequadas ao desenvolvimento e produção da cultura.
Esta é uma das funções do setor de pesquisa e desenvolvimento da Usina Ester. Buscar a multiplicação em viveiros de clones com bom desempenho agrícola, ou seja, material altamenteprodutivo em determinado ambiente e que apresente características desejáveis à colheita mecanizada, como a resistência ao pisoteio, brotação sob palha, perfil ereto, etc.
Outra função trabalhada pelo setor são os ensaios com herbicidas, fertilizantes, bioestimulantes, etc., de modo a melhorar a produtividade e garantir o desenvolvimento da cultura.

3. PRAGAS E DOENÇAS
O estudo das pragas desolo tem grande importância econômica pois são de enorme parcela na redução da produtividade, qualidade da matéria prima e longevidade dos canaviais.
Sphenophorus levis:
Em conversa com Milton Fernandes pode-se notar a importância primordial do combate ao sphenophorus levis (bicudo da cana-de-açúcar). Trata-se de uma importante praga dos canaviais do estado de São Paulo. As larvas desteinseto destroem o rizoma da planta, causando prejuízos da ordem de 30 toneladas por hectare por ano, além de reduzir a longevidade do canavial.
O bicudo da cana tem uma capacidade de vôo restrita, sugerindo que a dispersão do inseto a longas distâncias dá-se através das mudas retiradas de local infestado. Os adultos caminham lentamente possibilitando a sua dispersão de um talhão para outro vizinho.Ocorrem dois picos populacionais para os adultos, sendo um menor no mês de outubro ou novembro, e o principal em março. Para larvas, também ocorrem dois picos populacionais: um em dezembro e outro, de maior intensidade, em junho-julho. Esses dados sugerem a ocorrência de duas gerações anuais da praga, em épocas bem definidas.
Os danos são causados pelas larvas que abrigam-se no interior dorizoma e danificam os tecidos. Em consequência pode ocorrer à morte da planta e falhas nas brotações das soqueiras, com perdas de 20 a 30 toneladas de cana/ha/ano. Os seguidos ataques nas áreas de soqueiras e a consequente redução do “stand” da cultura ocasionam perdas cumulativas nos cortes, obrigando à reformas precoces do canavial, que muitas vezes não passam do segundo corte.
No controle desseinseto tem sido recomendado um conjunto de medidas que consiste na destruição mecânica da soqueira na época apropriada; o uso de iscas tóxicas; a manutenção da área destruída livre de vegetação hospedeira por um período prolongado (> 3 meses); e o plantio com aplicação de fipronil 800 WG (250 g/ha). Entretanto, apesar de todas essas medidas, ainda tem ocorrido um incremento nas populações da praga,sendo frequente, nos últimos anos, registros de novas áreas infestadas. Isso demonstra a dificuldade de controle desse inseto, ressaltando a importância da continuidade de pesquisas na busca de alternativas mais eficazes, sem poluir o meio ambiente.
Uma das possíveis soluções é a utilização de nematoides. Nematoides entomopatogênicos associam-se por simbiose a bactérias, e invadem o corpo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de acucar
  • cana de acucar
  • A cana de Açúcar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!