Camren e norma padra

6571 palavras 27 páginas
COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS
VESTIBULAR 2009-2

BIOLOGIA
01. (8 escores) Descreva o ciclo de vida das briófitas, explicando o que elas são e qual a função do esporófito e do gametófito nessas plantas.
Resposta: O esporófito é uma estrutura diplóide que produz esporos haplóides unicelulares como produtos da meiose. Um esporo germina e dá origem a um gametófito haplóide multicelular. Esses gametófitos diferenciam-se em sexos feminino e masculino, possuindo órgãos sexuais especializados: o arquegônio, órgão feminino que produz a oosfera e o anterídeo, órgão masculino que produz o anterozóide, que sob a presença de água será capaz de nadar até o arquegônio feminino para fecundar a oosfera. O embrião diplóide formado após essa fecundação dará origem a um novo esporófito ligado e dependente nutricionalmente ao gametófito.
02. (8 escores) O fenômeno denominado “floração das águas” caracteriza-se pelo crescimento excessivo de algas em corpos d’água, podendo-se observar alterações na coloração da água, como manchas de cor vermelha, marrom ou azul-esverdeada.
a) (3 escores) Que causa a ocorrência de florações?
Resposta: excesso de nutrientes lançados nos corpos d’água, como nitrogênio e fósforo, que ao serem degradados por bactérias, são transformados em nitratos e fosfatos que permitem a multiplicação excessiva de algas. Normalmente, o excesso de nutrientes ocorre por ações antrópicas, como atividades agrícolas e resíduos humanos.
b) (3 escores) Quais as suas consequências?
Resposta: Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos, devido também à ocorrência posterior da desoxigenação da água.
c) (2 escore) Cite 1 tipo de alga existente nessas florações.
Resposta: Exemplos de algas: dinoflagelados,

Relacionados