CAMPOS, M. L. A. As cinco Leis da Biblioteconomia e o exercício profissional. Disponível em: < http://www.conexaorio.com/biti/mluiza/index.htm

626 palavras 3 páginas
RESUMO
Discute a postura e atividades do profissional da informação a partir das cinco leis postuladas por Ranganathan. Aborda a concepção das cinco leis da biblioteconomia, por Ranganathan, a importância destas para o desempenho das principais atividades bibliotecárias e, contribuição das cinco leis de Ranganathan para a melhor compreensão da profissão. Discorre sobre a primeira lei que, discute questões que irão envolver a democratização da informação; a segunda lei defende que cada leitor obtenha o seu livro, pois todo homem deve ter acesso ao conhecimento, e o papel do bibliotecário no processo de acesso a informação; na terceira lei o bibliotecário deve perceber as necessidades de cada usuário, respeitar as suas diferenças individuais, para então fornecer a informação adequada para o usuário certo; já na quarta lei de Ranganathan, discute sobre o bibliotecário como agilizador da informação, criando instrumentos de recuperação da informação; e a quanta lei que trata a biblioteconomia como uma organização em crescimento, já que acompanha a contínua evolução do conhecimento.

Palavras-chave: Leis da Biblioteconomia. Exercício profissional. Profissional da Informação.

SHERA, Jesse H. Sobre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. In: GOMES, Hagar E. Ciência da Informação ou Informática? Rio de Janeiro: Calunga, 1980.

Em sem texto Shera discute inicialmente o status das disciplinas, biblioteconomia, documentação e ciência da informação. O autor defende com diversos argumentos firmes que as disciplinas possuem características e objetivos semelhantes e complementares, no entanto, ainda assim, essas áreas apresentam escopos diferenciados.
Embora o objetivo dessas áreas seja próximo, o texto enfatiza de maneira detalhada, as necessidades, as características, técnicas e as diferenças entre tais disciplinas. As transformações sofridas pela biblioteconomia, sendo essa a disciplina mais antiga, nesse texto de Shera são discutidas também

Relacionados