Campos magnéticos

Páginas: 21 (5091 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Índice
5° Roteiro 2
1. Assista a um vídeo sobre Maglev no youtube. 2
Comparando com outros meios de transporte e como funcionam os trilhos: http://www.youtube.com/watch?v=XYsXIDoCEps 2
2. Acesse o filme disposto no site: http://www.mip.berkeley.edu/physics/levitator.html 8
13
6° Roteiro 13
5° Roteiro
1. Assista a um vídeo sobre Maglev no youtube.
Comparando com outros meios detransporte e como funcionam os trilhos: http://www.youtube.com/watch?v=XYsXIDoCEps

Como funcionam os trilhos, experiências e curiosidades:
http://www.youtube.com/watch?v=aIwbrZ4knpg

No filme1, observa-se uma explicação do que são os trens Maglev e seu modo de funcionamento, sendo que estes são um novo meio de transporte revolucionador para o setor de transportes no século XXI. Estes trens sãoaltamente velozes e diferentes de trens convencionais, o Maglev não está sobre trilhos, mas sim levitando, a partir do princípio da levitação magnética. Uma diferença entre os trens convencionais e os trens Maglev, é de que os trens Maglev não possuem um motor como os trens típicos de trilho de aço, o motor para esses novos trens é quase imperceptível, pois ao invés de usar combustível fóssil, sãoimpulsionados e orientados por forças magnéticas, assim a única força de atrito neste meio é o próprio ar, portanto, são mais leves, silenciosos e menos sujeitos aos desgastes dos trens convencionais, tudo isso faz com que seja muito mais econômico. Hoje há três tipos primários de tecnologia aplicada para estes trens.

SED (Suspensão Eletrodinâmica) - Repulsão Magnética: Parte do princípio deindução magnética, utilizando bobinas supercondutoras abaixo do vagão, o qual induz uma corrente no condutor que resultará num campo magnético contrário ao que o gerou, portanto há uma força de repulsão entre ambos. Isso pode ser visto na figura 1 abaixo:


Figura 1 – Levitação do comboio a partir do princípio SED

No principio da levitação magnética as bobinas de levitação com uma configuraçãoem “8” são instaladas nas laterais dos corredores do guia do trem, figura 2. Quando as bobinas ou ímãs supercondutores passam com uma velocidade alta a alguns centímetros acima do centro dessas bobinas, uma corrente elétrica é induzida dentro da bobina, o qual age como um eletroímã temporário. Como resultado, haverá uma força que irá empurrar o ímã supercondutor para cima, enquanto que a outraforça puxará para cima simultaneamente, devido a configuração “8” da bobina. E assim, ocorre a levitação do trem Maglev.


Figura 2 – Princípio da levitação magnética.

Já o principio da orientação lateral, as bobinas de levitação, que estão uma em frente a outra localizadas nas laterais do corredor, são conectados por baixo do trilho, formando um loop,figura 3. Quando o veículo Maglev estiver correndo, e se aproximar de um lado do corredor, ele induzirá uma corrente elétrica através do loop, resultando em uma força de repulsão da bobina de levitação do lado mais próximo ao corredor e uma força de atração na bobina de levitação do lado oposto com o outro lado do veículo. Portanto, para um carro em movimento, ele sempre estará localizado nocentro do corredor.


Figura 3 – Princípio da orientação lateral.




A força de repulsão e de atração induzidas entre os ímãs são usadas para propulsionar o veículo, figura 4. As bobinas de propulsão localizadas nas laterais do corredor são alimentadas por uma corrente trifásica de uma subestação, criando um deslocamento do campo magnético no corredor.Os ímãs supercondutores serão atraídos e empurrados por esses campos magnéticos em movimento, que irá propulsionar o veículo Maglev.


Figura 4 – Princípio da propulsão utilizando corrente trifásica.

Vantagens
- eficiência na energia: pela utilização da levitação magnética e da propulsão elétrica. Por exemplo, o sistema Maglev consome cerca de um sétimo da energia gasta por um Boeing...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Campo magnetico
  • Campo Magnético
  • campo magnetico
  • Campo magnético
  • Campo magnetico
  • campo magnético
  • Campo magnético
  • Campos magneticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!