CAMPOS DE ATUAÇÃO

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Os assistentes sociais têm importante papel em projetos de inclusão e trabalho contra a miséria, fome e analfabetismo. Além disso, também atuam dentro das empresas na área de Recursos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento organizacional. O assistente social pode trabalhar na participação, na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, na formulação eimplementação de programas sociais, na democratização das informações e no acesso aos programas disponíveis na instituição onde trabalha, auxiliando na solução de conflitos e questões sociais com um grupo específico de pessoas. Ainda pode trabalhar com grupos diversos como, por exemplo, crianças, idosos, dependentes químicos, etc. O Assistente Social trabalha em hospitais, postos de saúdes, ONGs,empresas públicas e privadas, presídios, asilos, orfanatos e órgãos públicos. Que características deve ter um assistente social?
Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Trabalhar em equipe, desenvolver trabalhos de grupo, criatividade, flexibilidade, visão sistêmica. A profissão é mais composta por mulheres por que tem sua origem vinculada à questão do cuidado, o que também é umacaracterística feminina. No entanto, com a reconceitualização, a profissão revelou a questão sócio-política passando a ter um discurso mais atrativo ao universo masculino, que é uma característica também cultural. O campo de atuação atualmente abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais. Por ser o Estado o maior empregador, o acessoatravés dos concursos permite que todos participem. Com o novo governo, os concursos têm sido periódicos, o que facilita. Uma dica é atentar para as novas demandas exigidas pela profissão. Realizar experiências na área que pretende atuar, desde a fase de estágio, manter-se atualizado, ler e conhecer as novidades em informática.
24/09/09
XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – 2010 seráem Brasília
XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – 2010 será em Brasília
 “Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social”. Esse é o tema central do XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) que será realizado de 31 de julho a 5 de agosto de 2010, em Brasília (DF). A comissãoorganizadora com representantes do CFESS, ABEPSS, ENESSO e CRESS-8ª Região enviarão mais informes sobre o evento. Fique ligado! Agende-se! Cabe lembrar que a expectativa é a de que, ao ser realizado no centro do país, será um congresso massivo sintonizado com os movimentos e lutas sociais no Brasil, e que coloca como debate central o exercício profissional e seus dilemas contemporâneos. O CBAS éo maior evento do Serviço Social brasileiro, realizado a cada três anos, e reúne em torno de três mil profissionais e estudantes e convidados. É um evento de natureza político-científica, cujos debates subsidiam a construção da agenda das entidades nacionais da categoria – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO - para o próximo triênio. Constitui, ainda, importante espaço de divulgação da produçãocientífica e técnica da área do Serviço Social, através da apresentação de trabalhos e comunicações pelos profissionais e estudantes e do lançamento de livros.  A mais profunda crise do capital desde o início dos anos 70 do século XX é o cenário no qual se inscreve esse XIII CBAS, o que determina o movimento dos sujeitos históricos e produz impactos na economia, na política e na cultura, comimplicações para os trabalhadores, dentre os quais os assistentes sociais. Trata-se de um momento de inflexão histórica, que atinge diretamente as condições do exercício profissional: pelo lado da demanda que aumenta exponencialmente; pelas condições de trabalho que se deterioram visivelmente com parcos investimentos e precarização da formação e do exercício profissionais; ou mesmo pela organização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAMPO DE ATUAÇÃO DO TECNICO EM ENFERMAGEM
  • Campos de Atuação do Operador Jurídico
  • Campos de Atuação Contábil
  • Campos de atuação da ginástica
  • Campo de atuação do administrador
  • Campos de Atuação dos arquitetos
  • O campo de atuação do administrador de empresa
  • Campo de atuação para contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!