campo magnetuco

819 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
No dia 11 de dezembro de 1820, Oersted descobriu que uma corrente elétrica contínua percorrendo um fio condutor produzia ao redor dele um campo magnético, ou seja, as correntes elétricas aplicam forças nos ímãs. Logo depois André Marie Ampère anunciou a descoberta da força aplicada por ímãs nas correntes e a força aplicada entre duas correntes elétricas. Em dois meses, todas as leis relacionadas a força magnética estavam estabelecidas.
A criação da teoria do campo magnético foi à descoberta mais rápida que se houve, pois em dois meses, foi criada as leis relacionada a força magnética. E, a descoberta de Oersted foi quem desencadeou todo esse processo.

CAMPO MAGNÉTICO
É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
Compare campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e verá que todos estes têm as características equivalentes.
Também é possível definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor indução magnética e simbolizado por . Se pudermos colocar uma pequena bússola em um ponto sob ação do campo o vetor terá direção da reta em que a agulha se alinha e sentido para onde aponta o polo norte magnético da agulha.
Se pudermos traçar todos os pontos onde há um vetor indução magnética associado veremos linhas que são chamadas linhas de indução do campo magnético. estas são orientados do polo norte em direção ao sul, e em cada ponto o vetor tangencia estas linhas.

As linhas de indução existem também no interior do ímã, portanto são linhas fechadas e sua orientação interna é do polo sul ao polo norte. Assim como as linhas de força, as linhas de indução não podem se cruzar e são mais densas onde o campo é mais intenso.

FORÇA MAGNÉTICA
A força magnética possui características bem diferentes da força elétrica. A força elétrica como se sabe, só começa a agir em uma carga elétrica quando ela penetra em uma região onde tem a presença de um campo

Relacionados