campo magnetico espira e solenide

1714 palavras 7 páginas
CAMPO MAGNETICO EM ESPIRA E SOLENOIDE
Quando ligamos as extremidades ou pontas de um fio condutor temos uma espira. De uma forma geral, a espira é sempre representada por uma figura plana - como um retângulo, um triângulo, uma elipse ou um círculo.

No caso da espira circular, o campo magnético associado a ela apresenta as seguintes características no seu centro:
Direção: perpendicular ao plano da espira.
Sentido: é obtido utilizando-se a Lei de Ampère, regra da mão direita. Aqui, consideramos cada trecho da espira como se fosse um pedaço de fio reto e longo.
Intensidade: pode ser calculada pela expressão:

. Aqui,

é o raio da circunferência formada pela espira.

Se considerarmos várias voltas iguais em torno da mesma circunferência, teremos uma superposição de espiras (bobina chata ou plana) - e o valor da intensidade do campo magnético no centro da bobina será dado por:

, onde N representa o número de espiras que formam a bobina. Isso ocorre quando o comprimento da bobina for pequeno, comparado com o seu raio.
Devemos notar que um observador colocado acima da espira vai enxergar as linhas de campo saindo. E essa parte representa o pólo norte do ímã (espira circular percorrida por corrente elétrica). Já quem estiver abaixo verá as linhas de campo entrando - e essa parte representa o pólo sul do ímã.
Essas regiões podem ser representadas da seguinte maneira:

Campo saindo da espira (.) [pólo norte]

Campo entrando na espira (x) [pólo sul]

Campo magnético em um solenoide
Podemos considerar um solenoide como um enrolamento de fio condutor que acompanha ou envolve a superfície de um cilindro. Esse condutor enrolado na forma helicoidal também é chamado de bobina longa e, diferentemente da bobina plana, aqui o comprimento é considerável em relação ao seu raio.
Podemos considerar que cada volta completa desse condutor é uma espira. A figura a

Relacionados

  • válvulas solenoide
    4000 palavras | 16 páginas