Campo eletétrico

587 palavras 3 páginas
ELETRIZAÇÃO, PODER DAS PONTAS E CAMPO ELÉTRICO.
Resumo
IntroduçãoMateriais
Gerador eletrostático de correia também conhecido como gerador de Van de Graff;
Lâmpada;
Suporte Isolante com uma esfera oca de metal na ponta;
Procedimento/Resultados
O gerador de Van der Graaff, após ligado, gera uma corrente elétrica devido ao atrito das correias, essa corrente eletriza a superfície da esfera de metal gerando um campo elétrico. A partir desse campo elétrico, foi testado o torniquete, que foi colocado na superfície do metal para ver qual seria a sua reação, e a lâmpada, que foi apenas encostada na superfície da esfera para ver o que acontecia.
Analise dos Resultados
Explicar o funcionamento do torniquete elétrico.
O torniquete ao receber cargas provenientes do Gerador de Van der Graff tende a não permanecer carregado, pois suas extremidades são pontiagudas, essas cargas liberadas pela extremidade gera uma força de reação ao sentido que a carga esta sendo liberada, fazendo com que o corpo se mova para trás, tendo em vista que essa ação ocorre em todas as pás, temos o movimento de giro do torniquete.
2. Sabendo-se que o capacete é carregado negativamente, assinale o sentido do vetor campo elétrico em cada uma das figuras desenhadas.
3. Como as partículas isolantes da farinha interagem com o campo elétrico?
A farinha de milho começa a formar uma imagem, seguindo as linhas de força do campo elétrico, formando uma imagem parecida com as linhas do campo magnético.
4. Comente: As linhas de força de uma carga pontual tornam-se menos densa à medida que se afastam da carga, e entre dois eletrodos paralelos possuem densidade constante.
Isso quer dizer que quando se afasta uma partícula do campo elétrico, menos ela será afetada pelo campo, e quando ela é movida acerca da linha do campo, a sua carga será constante.
5. Comente, sucintamente, cada caso.
Figura a)
No centro, há um campo uniforme onde as linhas perpendiculares á barra paralelas entre si, já nas

Relacionados

  • TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS NO SEGMENTO DE BEBIDAS
    13028 palavras | 53 páginas
  • Marco Regulatório
    23415 palavras | 94 páginas