Campo eletrostático

Páginas: 4 (977 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
INSTITUTO DE FÍSICA – UFRGS Física Geral e Experimental III A (FIS01202)

Atividade de Laboratório II
CAMPO ELETROSTÁTICO

I. – Objetivos: Ao término desta atividade você deverá ser capaz de: 1– entender, na prática, o que é uma superfície equipotencial; 2 – obter a configuração das linhas de força de um campo elétrico E a partir das correspondentes superfícies equipotenciais; 3 – obter ocampo elétrico E a partir das variações do potencial nos eixos x e y ; 4 – descrever o comportamento do potencial elétrico e do campo elétrico no interior e na superfície de um condutor em equilíbrioeletrostático.

II. – Introdução: A relação matemática entre o campo eletrostático E(r) num determinado ponto r e o valor do potencial V (r) neste mesmo ponto é E = −grad(V ) . (1)

Observe queenquanto V é uma função escalar da posição, o campo E é uma função vetorial. O gradiente de V nada mais é do que a derivada do potencial V em relação ás três direções x, y e z do espaço, multiplicada peloscorrespondentes vetores unitários nestas direções, ou seja, E=− dV dV dV k. i− j− dx dy dz (2)

No experimento a ser realizado hoje traçaremos as linhas de força do campo eletrostático. Estas linhasnada mais são do que curvas que acompanham os vetores E em cada ponto do espaço, de modo que o vetor E seja sempre tangente à curva no ponto. O multiteste não pode medir diretamente o vetor E, massim diferenças de potencial. Por isso mediremos as linhas equipotenciais e a partir delas traçaremos as linhas de força do campo E. Conforme estabelecido pela relação (2), as linhas de E são traçadasortogonais as linhas equipotenciais. Devem partir da região de maior potencial para a de menor potencial.

III. – Atividades práticas: III.1 – Obter a configuração do campo elétrico de um dipoloelétrico colocado numa cuba com água. A experiência consiste em aplicar-se uma diferença de potencial de 10 Volts entre dois eletrodos na forma de ponteiros submersos em água, como indicado na Figura 1....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Máquinas eletrostáticas e visualização de campos eletrostáticos
  • eletrostatico
  • eletrostático
  • Motor Eletrostatico
  • Precipitador eletrostático
  • Fenômenos Eletrostáticos
  • Processos eletrostaticos
  • Fenomenos eletrostaticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!