Campo de açao e pratica dos primeiros assistentes sociais

Páginas: 9 (2104 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Campos de Ação e Prática dos Primeiros Assistentes Sociais

A demanda por Assistentes Sociais diplomados durante o período estudado constantemente excedeu o numero de profissionais disponíveis. Os mecanismos de cursos intensivos para auxiliares sociais e as bolsas de estudos mantidos pelas grandes instituições que começam a surgir a partir de 1942 foram à forma encontrada para acelerar aformação de Assistentes Sociais. Não se pode concluir uma profissão acessível a todas as classes, mas, uma ampliação para atrair elementos, que deixa de ser um privilégio das classes dominantes e “classe media alta”, para abranger de forma crescente uma parte da pequena burguesia urbana. A ilimitada propagação da profissão que ocorre no período - ate a implementação e desenvolvimento das grandesinstituições - se dá de forma lenta e paulatina. No período inicial a demanda apresenta um campo bem delimitado, aparecendo como importantes às iniciativas que surgem das próprias escolas e organizações mantenedoras para abertura de campo profissional. A partir de 1938, alguns itens da legislação estadual (SP) passam a conferir reconhecimento sistemático às Assistentes Sociais diplomadas em seu quadro defuncionários.
No Rio de Janeiro, devido ao número limitado de Assistentes Sociais diplomados, o Juízo de Menores e o Serviço de Assistentes ao Menor da Prefeitura são os primeiros – no setor publico – a introduzir Assistentes Sociais. Os relatos existentes sobre as tarefas desenvolvidas pelos primeiros Assistentes Sociais demonstram uma atuação doutrinaria e eminentemente assistencial.

OsCentros Familiares organizados pelo CEAS a partir de convenio com o Departamento de Serviço Social do Estado tem como finalidade a de “separar as famílias das classes proletárias, prevenindo sua desorganização e decadência e procurando elevar seu nível econômico e cultural por meio de serviços de assistência e educação”. No Departamento de Serviço Social do Estado de São Paulo, os Assistentes Sociaisatuarão como comissário de menores no Serviço Social de menores - menores abandonados, delinquentes, menores sob tutela da Vara de Menores, exercendo atividades no Instituto Disciplinar e no Serviço de Abrigo e Triagem; junto á Procuradoria de Serviço Social (do Departamento de Serviço Social) no campo da “Assistência Judiciária a fim de reajustar indivíduos ou famílias cuja causa de desadaptaçãosocial se prenda a uma questão de justiça civil” e, enquanto pesquisadores sociais (o maior contingente de Assistentes Sociais) e nos serviços de plantão.
Quanto a Legislação trabalhista, o Assistente Social passa a se associar a concessão de seus benefícios, como licença-maternidade, acidentes de trabalho, aposentadoria, seguro de vida etc. nas primeiras experiências em Serviço Social de empresa,os Assistentes Sociais atuarão, em geral, na racionalização dos serviços assistenciais ou na sua implementação, assim como em atividades de cooperativismo, ajuda mutua e organização de lazeres educativos.
No campo do Serviço Social medico, as iniciativas são ainda extremamente embrionárias. Estarão ligadas inicialmente a puericultura e a profilaxia de doenças transmissíveis e hereditárias. Aatuação prática desenvolvida pelos primeiros Assistentes Sociais estará, assim, voltada essencialmente para a organização da assistência, para a educação popular, e para pesquisa social. Seu publico preferencial e quase exclusivo se constituirá de famílias operarias, especialmente as mulheres e crianças.
Durante a produção especifica sobre a matéria do Serviço Social, com hoje é corretamenteentendida, é bastante limitada. Uma única publicação regular, editada e São Paulo, reproduziu o pensamento, as preocupações e o desenvolvimento desse movimento. Refletindo, no entanto, a fase embrionária em que o serviço social se encontra um prolongamento da Ação Social constitui-se no essencial em veiculo de doutrinação e propaganda do pensamento social da Igreja, propondo-se a mobilização da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Campo de ação e praticas dos primeiros assistentes sociais
  • SÍNTESE. Livro: Relações Sociais e Serviço Social no Brasil
  • Relação das protoformas do serviço social com o debate sobre os campos de ação e prática dos primeiros assistentes sociais....
  • O ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO OCUPACIONAL
  • Ação do Assistente Social na Saúde
  • As formas de ação do assistente social
  • Pratica do assistente social
  • A pratica do assistente social na atenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!