Campanha De Seguran A E Sa De COME O DE INFORMATICA REAL

1247 palavras 5 páginas
RESUMO:
SAMU (Serviço de atendimento móvel de urgência). Definido pelo Ministério da Saúde Federal. O Samu 192, Central de Regulação Médico Sanitária das Urgências, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências de 2003. Tem como objetivo ajudar a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro população em casos de emergência. Com o Samu 192, o Governo Federal pretende reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O SAMU depende de uma gestão unificada com os governos Estaduais e Municipais e seus respectivos conselhos e secretarias de saúde. A seguir, o passo a passo para a Implantação/Expansão desse serviço.

SUMÁRIO:
RESUMO
RESUMO 6
NORMATIZAÇÃO 4
AMBULÂNCIAS 5
HELICOPTEROS 8
Fonte: samu 192.com.br 8
Equipes 10 10
O QUE A POPULAÇÃO PRECISA SABER 12
CONSIDERAÇÕES 13
REFERÊNCIAS: 14

NORMATIZAÇÃO Política nacional de atenção às Urgências, Manual de regulação médica das urgências, Programa mínimo para implantação de motolâncias, Critério para implantação das motolâncias.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar com o auxílio de seus veículos de salvamento:
- Ambulâncias;
- Motolâncias;
- Ambulanchas;
- Helicópteros.

AMBULÂNCIAS
As ambulâncias do SAMU a serviço da população dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel.
As Unidades de Suporte Básico atendem aos casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida.
As USAs são UTIs móveis e estão sendo equipadas com o Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital, tecnologia de ponta que ajuda a

Relacionados