CAMINHOS RELIGIOSOS DA NAÇÃO AFRO-BRASILEIRA

Páginas: 13 (3172 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
SARA AVELINO SIQUEIRA











CAMINHOS RELIGIOSOS DA NAÇÃO AFRO-BRASILEIRA







Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAC – Universidade Federal do Acre, para a disciplina de Seminário de Humanidades II e a professora Drª. Elizabeth Miranda de Lima.















RIO BRANCO, AC.
2014
CAMINHOS RELIGIOSOS DA NAÇÃO AFRO-BRASILEIRAEste trabalho tem como finalidade o conhecimento e o reconhecimento de como as religiões de matriz africanas influenciaram a formação da nossa cultura, língua, modos e costumes o que nos revela a importância de seu ensinamento nas escolas não como simples religião mas como elemento cultural histórico.

De onde vieram seus precursores?

Todos sabemos que vieram de várias partes da Áfricatrazidos como escravos, a segundo registros históricos partir de 1525.(Reginaldo Prandi/p.52,2000)
Eles vinham em grupos que se subdividiam segundo a autora Carmen S. Prisco (2012,p.1):
Bantus, dividiam-se em, angola congoleses e moçambiques com origem no que hoje representa Angola, Zaire e Moçambique, centro-sul da africa o destino era, Maranhão, Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro eSão Paulo.
Iorubas ou Nagôs -sudaneses dividiam-se em, iorubas, jejes e fanti-ashantis, em do sudoeste da africa o que hoje seria, Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia.
Guineanos sudaneses Muçulmanos dividiam-se em quatro subgrupos: fula, mandinga, haussas e tapas, tinha a mesma origem e destino dos sudaneses, e eram convertidos ao islamismo.
Fon – a maiorexpressão histórica, política e social do povo se expressou no Benin através do Reino do Dahomey e na Diáspora africana através do vodun.
Como sabemos quando eram vendidos aqueles que tinham faziam parte do mesmo grupo tinham a mesma língua e religião eram separados para que pudessem ser subjugados sem resistência.

QUAIS AS PRIMEIRAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRA?

No Rio Grande do Sulsurge o, Batuque, se estendeu para países vizinhos Uruguai e Argentina. É a mescla das religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria, como as nações Jeje, Ijexá, Oyó, Cabinda e Nagô.
Candomblé do Calundu colonial da Bahia surgem os primeiros terreiros de candomblé e com eles a organização politico-social-religiosa.
Cabula é o nome de uma seita secreta que surge na Bahia no fim do séculoXIX, tinha influência da cultura afro-brasileira, principalmente dos malês, bantos e muito da Doutrina Espírita que vinha sendo divulgado no fim do século, é classificada como candomblé de caboclo, precursora da Umbanda, persiste ainda como forma de culto nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Culto aos Egungun é uma das instituições, tem por finalidade preservar eassegurar a continuidade do processo “civilizatório” africano no Brasil, é o culto aos ancestrais masculinos, originário de Oyo, capital do império Nagô, que foi implantado no Brasil no início do século XIX. O culto principal aos Egungun é praticado na Ilha de Itaparica no Estado da Bahia mas existem casas em outros Estados.
Catimbó-Jurema, ou simplesmente Jurema, a religião que se utiliza desessões de Catimbó na veneração da Jurema sagrada e dos Orixás eles não existiam no culto catimbozeiro original, é um culto híbrido, tem origens indígena, europeia e africana, a partir do século XVI, com o advento da colonização no Brasil
Umbanda, uma religião brasileira com vários elementos de outras religiões, catolicismo, o espiritismo, as religiões afro-brasileiras e indígena, umbanda vem dem'banda, que em quimbundo significa “sacerdote” ou “curandeiro”.
Quimbanda é um ramo da umbanda fundada pelo médium brasileiro Zélio Fernandino de Morais, que tinha um Exu como guia por ordens de seus guias, dentro da quimbanda, temos várias linhas de desenvolvimento, mas o princípio é o respeito as leis da Umbanda, fundamental já que estas entidades são comandadas pelas entidades da Umbanda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Historia Da Arte Sincretismo Religioso E Cultura Afro Brasileira
  • Afro-brasileira
  • AFRO-BRASILEIRA
  • afro-brasileira
  • Ensino religioso: religiões afro
  • Rádio e futebol
  • Nascentes representações da nação brasileira
  • Caminhos que Levaram ao Pluralismo Religioso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!