Caminho crítico

Páginas: 115 (28503 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
Texto de Apoio - Gestão de Projetos

MÓDULO 1

A Organização e os Projetos

1.1 - Objetivos

1.1 - Objetivos
1.2 - Rotina e Inovação
1.3 - Competitividade e os Projetos
1.4 - Vantagens para a Competitividade
1.5 - Potenciais Geradores de Projetos

Durante o curso, você terá a oportunidade de conferir como muitas das coisas que nos cercam são potenciais geradoras de projetos. Asmudanças freqüentes no mundo são provocadoras de mudanças que precisam ser implementadas cada vez com menor volume de recursos, em menores prazos e atendendo a especificações cada vez mais rígidas – precisas - e flexíveis – com ciclos de vida muito curtos.

Existem inúmeras formas para que você possa se posicionar frente a todas essas mudanças que ocorrem no mundo empresarial. Uma das formas está naidentificação de vantagens competitivas. Algumas destas estão associadas aos processos rotineiros e outras a processos inovadores dentro da empresa.

Existem algumas maneiras de ser mais produtivo no dia-a-dia. Todos nós estamos submetidos a atividades rotineiras, que consomem parcela importante de nossas energias todos os dias. Elas são atividades que, sabemos de antemão, irão acontecer e nãotrazem – em geral – muitas surpresas em seu bojo. Entretanto, são atividades que acontecem todos os dias.

São as atividades rotineiras do nosso dia-a-dia que melhor retratam o nosso cotidiano, atividades como limpeza e manutenção dos equipamentos, reuniões de planejamento e de desempenho, convocação de pessoas, leitura de e-mails. São atividades que tomam tempo das pessoas. Elas são conhecidase possuímos um bom controle sobre elas.

Também surgem atividades que se repetem com menor freqüência. Seu conteúdo é repleto de inovação e por esta característica temos que trabalhá-las de um modo diferente. Estas atividades são associadas aos projetos.

Existem inúmeras razões que impulsionam o desenvolvimento de projetos. Estes motivos, geralmente, são associados ao dinâmico relacionamentode diversos fatores nos ambientes de negócio. Entender as razões e saber diferenciar um projeto de outra atividade rotineira é fundamental. Esta diferenciação permitirá a você escolher métodos e instrumentos mais adequados para trabalhar com uma situação ou com a outra. Deste modo, você poderá obter a melhor relação custo-benefício em seus projetos.

Existem muitas definições para projetos, e emrazão disso, optamos por um alinhamento ao conceito do PMI – Project Management Institute:

“Um empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas possa atingir seus objetivos respeitando os parâmetros de prazo, custo e especificações (qualidade e escopo)”.
PMI – Project Management Institute

1.2 – Rotina eInovação

A busca, sempre presente, da competitividade faz com que os recursos dentro das organizações sejam cada vez melhor aplicados em suas atividades, especialmente àquelas que conduzam à realização de lucros. Entretanto, das várias atividades que são desenvolvidas nas empresas, podemos destacar dois tipos: – por natureza – fundamentalmente diferentes, que são Atividades Rotineiras e Projetos.Atividades Rotineiras
Algumas atividades são rotineiras, possuem ciclos curtos de duração, podem ser desenvolvidas por apenas um indivíduo, em características bem conhecidas e não têm uma cronologia muito acentuada. Por exemplo, a produção de uma determinada quantidade de peças por uma unidade de trabalho em um específico mês, conquistado esse objetivo é assumido um outro e continua-se otrabalho.

Projetos
São conjuntos de atividades integradas que geram um elevado conteúdo de inovação. As tarefas são pouco ou quase nada rotineiras e as pessoas e sistemas devem ser adaptados a isto. O exemplo de uma situação prática do que mencionamos é o caso experimentado por uma grande montadora no país. A busca por uma competitividade maior exigiu a definição de uma nova unidade produtiva e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caminho critico
  • caminho critico
  • Caminho crítico
  • Caminho Crítico do Projeto
  • metodo de caminho critico
  • Metodo do caminho critico
  • metodos do caminho critico
  • Cpm (método do caminho crítico)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!