CAMILO CITTE

Páginas: 13 (3247 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CAMILLO CITTE

O urbanismo é fundado a partir de dois modelos, consequentes em duas ideologias. Os modelos chamados progressistas e culturalistas são modelos de planejamento. O primeiro possui como valores principais à higiene e a produtividade, onde o espaço é fragmentado sem limites sendo geometrizado. Já o segundo, o espaço é circunscrito, continuo, diferenciado e fechado. Os culturalistasrecorriam à história para construir seu modelo. Camillo Sitte (1843-1903) iniciador do urbanismo culturalista dedicou seus estudos analisando e executando levantamentos de planos urbanos antigos concebendo o espaço urbano como um continente. Lewis Munforde age no urbanismo em forma de critica visando obras do urbanismo progressista, apoiando em uma história geral e estrutural. Analisou o espaçodas cidades barrocas e as relações destas com a política e tecnologia. A atitude progressista colocou–se como ruptura com o passado e reconhecimento da irredutibilidade do presente. Ildefonso Cerda, como progressista, foi o primeiro a adotar como critério de classificação das formas urbanas, a natureza do movimento, a propor a adoção de uma nova terminologia para designar os novos elementos dourbano. Entretanto, Cerda não desenvolveu o alcance epistemológico de sua descoberta, somente em 1920, Siegfried Giedon retorna com a direção, este rompeu com teorias e procurou desvelar as origens do homem. Seus métodos foram aplicados diretamente à arquitetura.

O Modelo Culturalista
Seu ponto de partida crítico não é mas a situação do indivíduo, mas a do agrupamento humano, da cidade. O escândalohistórico de que falam os partidários do modelo culturalista é o desaparecimento da antiga unidade orgânica da cidade, sob a pressão desintegradora da industrialização.

O urbanismo progressista
“uma tentativa de ordenação e uma conjunção das soluções utilitárias e das soluções plásticas. Uma regra unitária distribui por todos os bairros da cidade a mesma escolha de volumes essenciais e fixaos espaços seguindo necessidades de ordem prática e as injunções de um sentido poético próprio do arquiteto e engenheiro”.Modelo Proposto por Tony Garnier- Cidade Industrial
O plano da cidade industrial feita por Tony Garnier foi terminado em 1901. No projeto da cidade há uma separação de funções: trabalho, habitação, lazer e saúde.
“Uma cidade industrial tem como princípios diretores a análise ea separação das funções urbanas, a exaltação dos espaços verdes que desempenham o papel de elementos isoladores, a utilização sistemática dos materiais novos, em particular do concreto armado.” (CHOAY, 1979, pág. 163).

O urbanismo culturalista
Em um breve diagnóstico sobre a superpopulação das cidades e suas consequências. Ebenezer Howard mostra que a superpopulação era causada, sobretudopela migração proveniente do campo. Era, portanto, necessário equacionar a relação entre a cidade e o campo. Para isso fora apresentado o desenho da cidade jardim.
“A cidade e o campo podem ser considerados dois imãs, cada um procurando atrair para si a população; a esta rivalidade vem interpor-se uma nova forma de vida, que participa das duas outras”(CHOAY,1979,pág.220).Esquema da Cidade-Jardim –Howard
A idéia da Cidade Linear de Sorio Y Mata baseia-se na expansão das cidades sobre território rural. O processo de “ruralização da vida urbana e urbanização da vida campestre”
Cidade – problemática: condições das vias urbanas, insalubridade das habitações, sistema de saneamento e aumento da população, critica ao congestionamento dos centros tradicionais com traçado radio concêntrico. Seupensamento racionalista aborda que o maior problema dos grandes centros está associado ao congestionamento das áreas centrais, ao fluxo e ao tráfego urbano.

O Plano para a Cidade desenvolveu um novo desenho urbano baseado na ruptura com o modelo de cidade convencional. A ideia central era a de propor uma cidade que se desenvolvesse ao longo de uma faixa com largura de cinquenta metros de largura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • camilo
  • Camilo
  • Camilo
  • Camilo
  • camilo
  • Camilo boito
  • Camilo Pessanha
  • CAMILO BOITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!